top of page

CON'NECT with KodzuPeach

Updated: Mar 21, 2023


Bem-vindos á nossa coluna de entrevistas exclusivas, onde damos a conhecer alguns dos cosplayers talentosos e inspiradores na comunidade de cosplay em Portugal. Hoje, estamos entusiasmados por ter a oportunidade de conversar com a Rosy (KodzuPeach).



KodzuPeach de Ann Takamaki (Persona 5)


Ao longo de sua jornada de cosplay, Rosy impressionou-nos com a sua capacidade de caracterizar cada personagem no seu estilo, produzindo cosplays incríveis que capturam a essência dos personagens que retratam. Desde o seu talento para a maquilhagem até á sua atenção com as wigs, Rosy não deixou de nos impressionar.


Nesta entrevista, vamos aprofundar o processo e a experiência que a Rosy teve em relação a cosplay e á comunidade envolvente, discutindo tudo, desde as suas fontes de inspiração até ao que aprendeu e dicas para aspirantes a cosplayers.


Desde já queremos agradecer-te por teres aceite o nosso convite! É um prazer enorme poder estar aqui a falar contigo!


Antes de começarmos, quais são os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@?



“O prazer é meu, sinceramente!


Os meus pronomes são she/they mas como estamos a falar em português ela/dela é okay! E Rose ou Rosy também.”


O que te levou a começar o hobby pelo cosplay?


“Bom, eu já queria começar há alguns anos mas como andava no secundário e assim, nunca tive oportunidade! Entretanto deixei anime de lado e só quando entramos em lockdown é que voltei a ver e decidi que, já que não tinha mais nada para fazer, era a altura ideal para começar!”



Então esta vontade já vem de algum tempo! Chegaste a fazer algum costest na altura da secundaria (ou mais cedo) ou começaste mesmo do zero a partir do lockdown?


“Infelizmente não, foi mesmo do zero!”


O teu primeiro cosplay que tens postado no insta é do Dabi de My Hero Academia, foi esse o teu primeiro cosplay na altura do lockdown ou fizeste algum antes?


“Por acaso não considero esse o meu primeiro cosplay, é mais um makeup test para mim, mas sim tecnicamente foi o primeiro!”


Então qual foi para ti o teu primeiro cosplay?


“A sakura de toilet-bound hanako-kun! Foi a primeira vez que comprei peruca, a roupa e tudo mais então para mim ela foi a primeira!”



KodzuPeach de Nanamine Sakura (Toilet Bound Hanako Kun)


Atualmente ainda compras os teus cosplays ou és tu própria a fazê-los?


“Ainda os compro mas gostava de um dia vir a fazer pelo menos um!!”


Já tens planos para o teu primeiro cosplay feito por ti mesma?


“Para já não!”


Não fazes os teus cosplays mas fazes wig comissions!

Como é que isso começou?


“Sim faço! É bastante recente mas aprendi e melhorei bastante as minhas técnicas neste ano que passou, acho que finalmente encontrei o "meu" estilo e como está complicado arranjar emprego decidi experimentar e ver onde me leva, if that makes sense!”


Isso é fantástico teres melhorado bastante as tuas técnicas, aprendeste sozinha?


“A maior parte sim! Mas também tenho a sorte de poder pedir ajuda e tips à yu (yuukosplay) e ao sorano (soranocosplay) sempre que preciso de alguma coisa; eles foram ambos uma parte muito importante da minha "jornada" tanto como ajuda e como inspiração!”


É sempre bom termos pessoas dispostas a ajudar a comunidade!

Por falar em comunidade, lembras-te do primeiro evento em que foste de cosplay?


“Vividamente porque foi no ano passado ahah, foi o IberanimeLX!”


Wow, com qual cosplay?


“Nezuko de Demon Slayer e Miss Hina de Genshin Impact!!

Foi honestamente “very overwhelming”!”




KodzuPeach de Miss Hina (Genshin Impact)



Como tua primeira vez num evento em cosplay, saíste de lá com uma impressão negativa do que era o mundo do cosplay ou nem por isso?


“Positivo for sure!!! Acho que maioritariamente porque estive com as pessoas certas e eles souberam deixar-me confortável e relaxada!”


Já que estamos neste tema, alguma vez levaste algum tipo de discriminação na comunidade, seja de que tipo for?


“Penso que não, pelo menos não diretamente! Não há assim nada que me venha à mente, tento rodear-me de pessoas "boas" e manter os meus espaços safe então é bastante raro, thankfully, ter essas experiências (até agora)!”


Falando nas pessoas que te rodeiam, vimos também que tens várias collabs com outros cosplayers! Qual foi a collab que mais gostaste de fazer?


“Eu genuinamente gosto de todas muito equally porque toda a gente com quem tenho collabs é importante para mim, mas se tivesse de escolher só uma acho que seria a collab que fiz com a kit (kitcattycosplay) de Tengen e Suma de Demon Slayer no IberanimeOPO! Foi um dia bastante bom!”


E hipoteticamente falando se podesses escolher uma dream collab (nacional ou internacional) com quem seria?


“Internacionalmente, não são cosplayers "conhecidos" mas adorava de coração ter a oportunidade de fazer collab com o beni (bennuya) e o hardi (cursedsockpuppet)!! Nacionalmente gostava de fazer com a yu (yuukosplay) porque ainda não tive oportunidade.”


Para finalizarmos, que dicas darias a novos cosplayers que queiram entrar hoje neste mundo do cosplay e mais importante, que projectos futuros tens em mente (se é que podem ser revelados! )


“Primeiro de tudo, divertirem-se!! Não se preocuparem com o que poderá ser dito, seja sobre eles como pessoa ou sobre o cosplay; eu pessoalmente já ouvi algumas coisas por causa dos meus takes em termos de makeup (que é demais, etc) e infelizmente vão sempre haver pessoas más na comunidade! Com isso dito, fazer boas amizades! Temos uma comunidade que, infelizmente once again, se foca bastante em drama e acho bastante importante termos um bom safe space within it! as a whole: divirtam-se, façam amigos e deixem a vossa criatividade fluir!


Em termos de projetos, tenho uma collab com o geru shots que deve ser postada nas próximas semanas! Ningguang lovers fiquem atentos!”



KodzuPeach de Ningguang (Genshin Impact)


Mais uma vez Rosy, muito obrigado por teres aceite o convite!


“Obrigada eu por se lembrarem de mim, truly ❤”


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos

Fotografia Cortesia de @ KodzuPeach




Comments


bottom of page