top of page

CON'NECT with Mary Lousie

Hoje estamos à conversa com Mary Louise! Uma cosplayer brasileira na comunidade de cosplay portuguesa! Cosplayer, costume designer e modelo - Mary Louise conta-nos toda a sua história, desde o inicio e desenvolvimento das suas técnicas de cosplay no Brasil, até à sua transição para Portugal e como foi aqui recebida de braços abertos!


Mary Louise de Raven (Teen Titans) (Fotografia por @sergio_moreira_fotografia @paulo.sphotography e @meluz)


Gostávamos desde já de te agradecer por teres aceite o nosso convite! É um prazer ter a oportunidade de ter esta pequena conversa contigo! Antes de mais queríamos perguntar quais são os teus pronomes e por que nome preferes ser tratad@?


Eu que agradeço, é um imenso prazer poder contribuir e ser inserida de forma tão querida na comunidade! Pronomes femininos, ela/dela.

Podem tratar-me por Mary Louise!


Queríamos começar por falar um bocadinho sobre o teu percurso com Cosplay! Há quanto tempo fazes Cosplay e como começaste?


Comecei de fato a fazer com assiduidade no período da pandemia, onde uni meu trabalho como modelo ao universo Cosplay, mas meu interesse surgiu ainda em pequenina, onde eu tentava usar diversos acessórios que condiziam com meus personagens favoritos. É engraçado, mas o início real da trajetória deu-se dentro da igreja que frequentava na época!


Haviam festas infantis muito grandes e na minha cidade não havia convenções (por ser demasiado pequena), então eu aproveitava as festas infantis para reproduzir alguns personagens.



Mary Louise de Cat Woman (DC Comics) (Fotografia por @paulo.sphotography)


É uma história realmente muito única sobre o começo do percurso no Cosplay! Temos então muita curiosidade em saber também qual foi o teu primeiro Cosplay! Conta-nos como surgiu a ideia, qual a personagem, etc!


Eu adorava a Amane Misa (Death Note) e tentava reproduzir fotografias como ela. Ainda não sabia que se chamava Cosplay o que estava a fazer! O primeiro personagem que fiz o fato todo e apresentei na igreja foi o Chapolin Colorado, um herói super engraçado e muito conhecido no México e no Brasil.

A ideia surgiu primeiro pela aparência, que se qualificava como fácil... tinha algo único (era mesmo um personagem muito cómico), e tinha muito a ver comigo na época em questão.

Todos riram bastante quando apareci assim na igreja, foi mesmo divertido e era essa a ideia na época. As crianças adoraram e para mim foi o mais importante naquele dia!


Por curiosidade, tinhas até as antenas e martelo do personagem?


Sim!!! As marretas eram muito comuns serem vendidas na altura, então foi só adicionar fitas amarelas para ficar como a do Chapolin!

Na altura não encontrei sapatos amarelos então usei uns All Star super coloridos, acredito que foi um detalhe único!


Esse personagem é muito interessante para primeiro Cosplay!!! Em contraste com essa memória mais longínqua, qual foi o teu Cosplay mais recente?


Olha, é engraçado olhar tudo isto e comparar ao último Cosplay, porque foi um dos Cosplays que mais tive orgulho em fazer, pela quantidade de detalhes que se encontram no fato… foi a Ahri de League of Legends.


São de facto personagens com pouco ou nada em comum! É muito interessante ver esse contraste! Em tantos anos de Cosplay, qual foi aquele que achaste mais desafiante? Tanto a nível de conceção como a nível de interpretação do personagem ou a qualquer outro nível!


Eu adoro falar sobre ele, acho que o pessoal todo até já sabe a resposta! Foi a Jinx! O primeiro desafio foi a interpretação no primeiro photoshoot, nunca fiquei tão ansiosa para fazer uma sessão… mesmo por medo de não conseguir transmitir como ela é! E a nível de dificuldade de props foi a que mais me deu orgulho e nó na cabeça para tentar desvendar como fazê-los, tanto que refiz a metralhadora quatro vezes!

Ainda não mostrei o resultado dos últimos props, mas tenho muito orgulho!


Personagens como a Jinx que têm uma personalidade tão marcada, podem ser grandes desafios!!

Queríamos então saber qual foi o teu cosplay favorito até hoje?


Vou ter de puxar sardinha à Jinx novamente, quanto maior o desafio mais apego tu tens pelo Cosplay… mas o meu coração também é como o de mãe, é sempre difícil escolher o filho favorito!


Mary Louise de Jinx (League of Legends) (Fotografia por @rod_coel_photography)


O teu cosplay de Jinx é fenomenal! É compreensível o porquê de ser o favorito!!! Pegando então no tópico dos props que mencionaste, conta-nos de onde surgiu o interesse por props e como os começaste a fazer?


Fico mesmo feliz em saber disso, aquece-me o coração!


Sempre gostei muito de me desafiar e de aprender coisas novas! Comecei a criar coisas menores e mais básicas assim por dizer, como adereços (os chifres da Malévola por exemplo) e percebi que poderia explorar um pouco mais esse lado manual em que tinha uma certa “facilidade” e criar novas coisas. Foi ai que olhei para as armas da Jinx e pensei: “por que não?”


Desde então tem sido uma evolução e muito aprendizado para aperfeiçoar!

Quando fiz a armadura da Katarina confesso que me surpreendi, não imaginei que era capaz. Não sei se ela entra como props, acredito que não, mas o estilo de preparo é mais ou menos o mesmo que utilizo nos demais.



Mary Louise de Katarina (League of Legends) (Fotografia por @paulo.dias.photo)


Qual foi o primeiro prop que criaste?


Se não me engano, nesse primeiro estilo foram os chifres da Malévola.


Em todo este processo de concepção de props e Cosplay tem de ter existido uma grande aprendizagem! Quais são algumas das skills que aprendeste com Cosplay e prop making?


Eu cresci basicamente com uma mãe artesã o que facilitou muito as coisas no requisito criação! Logo aos 8 anos ensinou-me a costurar com agulha manual, onde eu já criava roupa para as minhas bonecas e pequenos acessórios. Mas especializei-me na parte da costura em meados de 2013/2014 e em 2015 comecei a faculdade de design de moda, onde aprendi muito sobre modelagem o que facilita muito no processo de construção desde roupas a props.

Quando me interessei mesmo por criar armas e acessórios maiores, fiz muita pesquisa com Cosplayers referência no meio. Foi quando conheci a espuma EVA e me apaixonei pelo material!

Basicamente uni o útil ao que de fato me agradava!


Começaste muito cedo!

Vimos que ficaste extremamente bem classificada no concurso fotográfico online de Cosplay da ComicCon! Antes de mais queríamos dar-te os parabéns! Foi bem merecido!! Já tinhas participado em algum concurso antes?


Muitíssimo obrigada!

O meu primeiro concurso também foi na ComicCon, na edição passada, como cosmaker!


Conta-nos mais! Como foi a experiência, que Cosplay levaste, etc? Conta-nos tudo!


Foi muito engraçado, na verdade!

Fiquei super tentada a participar quando li que ia ser especialmente para cosmakers, senti que seria uma ótima oportunidade para apresentar meu trabalho.

Mas estava extremamente nervosa e com medo, o que é bastante normal! Lembro-me de ter feito o meu skit na véspera de enviar e ainda estava na dúvida se participava ou não.

Tenho um amigo que é como um irmão para mim, chama se Rodrigo! Ele fez questão de me incentivar juntamente com o meu marido e lá ganhei coragem para ir.

No início do dia estava super entusiasmada, mas deu-me uma enorme crise de ansiedade e pensei em desistir do concurso pouco tempo antes.

A minha sorte foi ter encontrado pessoas preciosas, como a Angélica Elfic, que não me deixaram desistir (sim, eu já tinha dito que ia fugir a correr).

Quando finalmente subi ao palco… foi uma sensação única!! Um misto de alegria com nervoso, foi tão divertido!

E a partir daquele dia conheci pessoas incríveis que me fizeram elevar o meu trabalho e que me impulsionaram a querer melhorar, como o Leo.

Espero ter coragem para participar novamente dos próximos concursos como cosmaker.

E a pergunta que não quer calar…. Eu levei a Jinx! Ela é a minha protegida!


Obrigado por partilhares a tua história connosco e nos mostrares esse lado mais vulnerável. Achamos que é muito importante dar a entender que muitos sentem essa ansiedade antes de grandes acontecimentos, quer seja subir a palco em concurso ou mesmo ir uma convenção pela primeira vez! São histórias e partilhas como a tua que ajudam a transmitir o que algumas pessoas sentem face a situações como estas!


É uma honra poder partilhar isto com todos, por vezes as pessoas não sabem como é a estrada no meio! Mas é importante saberem que vale a pena.


Mary Louise de Poison Ivy (DC Comics) (Fotografia por @paulo.sphotography)


Tocando noutro fator, vimos no teu Instagram que também tens um grande amor pela maquilhagem! Achas que esse amor por maquilhagem influenciou o teu amor por Cosplay ou facilitou até o desenvolvimento do gosto pelo mesmo?


Acredito que influenciou e facilitou algo que já existia dentro de mim! Porque com maquilhagem consegues colocar o rosto que quiseres, então transformar-me num personagem vira uma facilidade através da maquilhagem! Eu sempre adorei tudo que me levasse à arte e a maquilhagem também foi isso… tanto que me permite criar e transformar-me, é como uma tela em branco e ali colocas a tua assinatura enquanto artista.

Mas a maquilhagem veio depois do amor pelo Cosplay, acabou por ser um complemento necessário para mim.


Ainda bem que conseguiste encontrar nessa paixão algo que é complementar para o que já fazias! Além da maquilhagem, prop making e cosmaking tens mais algum talento ou skill que gostasses de partilhar connosco?


Nada a ver, mas sou dançarina de dança do ventre!


Já pensaste em combinar isso com o Cosplay, para uma performance, skit ou qualquer outro contexto?


Confesso que sim! Inclusive é uma dica que dou, soma os teus talentos para atingir algo que estás a criar! Eu uso muitas poses de dança do ventre quando faço photoshoots.

Tenho uma conexão muito grande com a dança e isso permite-me criar movimentos com base nela, mesmo que saia do estilo principal.

A facilidade de decorar movimentos, por exemplo, foi algo que usei para fazer a minha apresentação na ComicCon. Fiz um skit todo apenas com movimentos e cópia dos movimentos. Sinto que é algo que aprendi com a dança.


É muito interessante essa junção que fazes entre a dança e o cosplay e funciona perfeitamente.

Além de tudo o que fazes que já mencionaste, vimos também que fazes parte do podcast "The Geek Files"! Conta-nos sobre isso! Como começou, do que falam, qual o objetivo, etc?


É algo que adoro! Fui convidada pelo meu amigo Rúben faz já algum tempo e fiquei muito entusiasmada na altura! É um podcast sobre eventos sobrenaturais, contos de terror, lendas, etc, tudo o que envolva o mundo assustador! O objetivo é unir pessoas que também adoram temáticas relacionadas e que não sabem onde encontrar, trazendo essa facilidade de acesso com as histórias que contamos, de uma forma única e por vezes muito divertida!

Inclusive teremos um especial de Halloween, fiquem atentos!


Obrigado por partilhares todo o teu leque de interesses connosco! Aposto que todos os amantes de terror vão adorar saber de algo deste tipo dentro da comunidade portuguesa!

Por falar nisso, à quanto tempo vieste para Portugal?


Vai fazer 2 anos em Outubro!


Notas alguma diferença entre a comunidade de Cosplay no Brasil e em Portugal?


Várias!


Quais são?


A primeira comunidade que tive mais contacto enquanto Cosplayer foi a Portuguesa, então o meu carinho é mesmo grande!

Com a brasileira eu tenho o meu carinho também, mas talvez não tenha tido o mesmo acolhimento ou oportunidades que tenho na comunidade portuguesa.

Isso para mim fez muita diferença!


Enche-nos o coração ouvir isso! Foste então bem recebida na comunidade de Cosplay portuguesa?


Muito! Recebo imenso carinho aqui, é algo único!


Já sentiste algum tipo de discriminação na comunidade? Tanto portuguesa como brasileira?

Ou até mesmo de modo geral?


Acredito que não tenho tanta propriedade para falar sobre isso na comunidade em si, mas em geral já, sim.

Principalmente pelo caminho que escolhi em ser Cosplayer. A discriminação sempre existirá.

Nem todos levam a sério o que fazemos por trabalho, amor ou até mesmo hobby.



Mary Louise de Maléfica (Disney) (Fotografia por @marcoalvesportraits)


E como ultrapassaste esse tipo de comentários ou opiniões?


Basicamente cresci numa cidade muito pequena no interior, isso em si já atrapalhou muito a minha jornada. Era sempre ridicularizada por ser muito “infantil”, por passar como “esquisita”. Quando somos diferentes isso gera incómodo que não sabemos como explicar.

Definitivamente ultrapassei tudo isto mostrando que é um trabalho a sério! Comecei como modelo e aproveitei o gancho para entrar na minha zona de conforto que é o Cosplay.

As pessoas começaram a ter outros olhos, a perceberem que era um trabalho a sério como todos os outros. E a quem não percebeu isso… lamento, porque estou muito feliz com o que faço.


Demonstra uma força de vontade incrível da tua parte e muita persistência!! Estás de parabéns pelo teu sucesso, principalmente sabendo de todos esses obstáculos que encontraste pelo caminho!


É muito devido também à rede de apoio que tive!


Tens algo ou alguém que te tenha inspirado? Pode ser tanto a nível de percurso no Cosplay como a nível geral da vida! Queremos saber o quê ou quem te motiva!


Principalmente meus pais. Tive um suporte incrível ao longo desta jornada que muitos infelizmente não têm, e são inspirações muito fortes na minha vida.

Os meus pais e o meu irmão. Isto claro, fora da comunidade!

Eles nunca me deixaram desistir no primeiro desafio ou com o impacto de tudo que me era dito, e o meu irmão foi grande influência no meio geek e otaku para mim.

Hoje, como elemento surpresa também tenho o meu marido, que é uma pessoa que de facto me inspira muito! Tenho mesmo de os colocar em primeiro, porque foi graças a cada um deles que tenho percorrido este caminho.

E a nível do Cosplay, tenho nomes que me levaram a sonhar com isto e a saber que era possível trabalhar com o que amamos neste universo. A Débora Fuzeti e o Leon, que são grandes cosmakers no Brasil e Cosplayers incríveis que me inspiraram desde muito nova a entrar nesse meio.



Mary Louise de Jill Valentine (Resident Evil) (Fotografia por @marcoalvesportraits)


É incrível ter apoio de tantos lados e inspirações que nos levam a continuar a trabalhar para atingir os nossos objetivos!

Gostávamos ainda de saber também se tens alguns projetos futuros que queiras partilhar connosco?


Já tenho uma lista com vários planos e projetos! O upgrade da Jinx é sem falta! Tenho certeza que vai ser uma surpresa muito positiva.

A Miss Fortune como capitã também já está incluída nessa lista.


Ficamos super ansiosos para ver todos esses projetos!!

Para finalizar, o que dirias a Cosplayers que estejam agora a entrar na comunidade ou que o queiram fazer? Alguma dica ou conselho?


Acredito que a melhor dica era o que eu queria ter ouvido à muitos anos atrás… que é começar! Dar início às coisas independente de como elas se encontram! Ter alguém como inspiração é muito importante, mas ser único no meio disto tudo é mais importante ainda, então comecem sem querer refletir o outro, mas refletir vocês mesmos! Os começos por vezes são difíceis, mas só são possíveis se dermos start!

Que a vontade de ir além e crescer seja maior que os burburinhos que ecoam sobre as nossas vidas! Dêem Play! Divirtam-se e atirem-se sem medos!


Obrigado pelas palavras! São valiosas!

Chegamos assim ao final desta conversa! Queríamos agradecer mais uma vez a disponibilidade para estares aqui connosco hoje! Foi incrível poder falar contigo e conhecer melhor o teu trabalho e a tua pessoa!


Eu é que quero agradecer! Foi uma honra!

Por cada conversa assim é que me sinto mais acolhida e sei que o meu trabalho tem valido a pena

Obrigada de coração pelo convite e pela oportunidade!


Ficamos de coração cheio!! Tudo de bom para ti!


Obrigada mais uma vez!


Entrevista por @neglected.cos e @noras_cosplay

Edição por @manonbluts e @damiin.cos

Fotografias cortesia de @marylouise1803

Comments


bottom of page