top of page

CON'NECT with Kamui

(Please scroll to find the English Version of this Interview)


Durante o mês de Outubro tivemos a oportunidade de estar à conversa com dois artistas que deram que falar assim que entraram na nossa Comunidade de Cosplay em Portugal! Com a sua presença no Iberanime Oporto 2023 e a sua mudança para a Madeira, não podiamos perder a oportunidade de saber mais sobre o seu incrível e incansável trabalho no mundo do Cosplay!


Benni and Svetlana - KamuiCosplay


Primeiro que tudo, estamos muito contentes por podermos ter esta conversa contigo, especialmente sabendo o quão ocupada és e que tens um horário super atarefado! Para começar, gostamos sempre de perguntar isto aos nossos convidados: Como preferes que te tratemos e com que pronomes? Podemos chamar-te Kamui, Svetlana? Como preferes?

 

Ambos, o meu nome artistico é Kamui, os meus amigos chamam-me Svetlana, portanto qualquer um dos dois funciona. E apenas ela é okay, também!

 

Podes contar-nos um pouco sobre quando começaste a fazer Cosplay e qual foi a tua motivação para começar?

 

É uma história muito longa! Na verdade comecei em 2003, naquela altura tinha lido uma revista de anime e manga que tinha reportagens sobre convenções de comics, e as convenções pareciam super giras e vi aí pessoas vestidas de personagens!Era sobre a San Diego ComicCon ou a New York ComicCon. Então, descobri que na Alemanha também havia convenções de comics apesar de serem mais direcionadas para anime, portanto em 2003 fui à minha primeira convenção que foi, naquele tempo, a “AnimagiC”. Como queria ter uma participação adequada, fiz o meu primeiro fato de Dragon Ball do qual era e ainda sou uma grande fã, o Grande Saiyaman, um dos meus personagens favoritos da série! Era feito de cetim barato e as costuras estavam presas com alfinetes de dama. Como a máquina de costura velha da minha avó se avariou a meio do projecto tive que coser o resto do fato à mão. Tinha sapatilhas de bailarina que eram demasiado pequenas para os meus pés e tentei transformá-las em botas de Dragon Ball!A convenção foi divertida, o meu fato não se desfez, mas não posso dizer que foi aí que encontrei o gosto pelo Cosplay, porque só o fiz porque queria sentir-me uma “participante adequada”, portanto decidi tentar outros fatos, mas não me sentia “muito convencida”.

Entretanto comecei a jogar World of Warcraft e estava imensamente frustrada porque a minha guilda era terrível e eu nunca conseguia as armaduras que queria para o meu “Night Elf”, Kamui na altura, e na minha frustração pensei: “Okay, vou fazer a minha própria armadura na vida real!”Isto foi em 2005, e foi aí, diria, que tudo começou de verdade! Porque a partir dai comecei a fazer armaduras e armas e fiz tantos fatos de World of Warcraft e também de outros jogos! Foi também por isso que comecei a usar o nome Kamui, porque era o nome do meu primeiro personagem do World of Warcraft e também porque só fazia Cosplay do meu Druida Night Elf.

Quando chegou a altura de fazer a minha conta no “cosplay.com” e precisava de um nome, decidi chamar-me Kamui Cosplay, e assim começou tudo.


Sentes que tiveste algum mentor a começar ou foste aprendendo tudo sozinha?

 

Eu não falava uma única palavra de inglês então sentia-me bastante sozinha porque a comunidade de Cosplay era maioritariamente americana ou internacional, e não existiam redes sociais naquela altura.

Havia o “cosplay.com” e um site alemão chamado “Animex” mas Cosplay não era algo grande e sendo honesta sentia-me bastante sozinha por causa disso, mas também porque não existiam grandes Cosplayers na altura, sem ser a Yaya Han que já lá estava, acho, e que já tinha algumas coisas, mas não havia grande coisa na internet, portanto acabei por aprender quase tudo sozinha e com técnicas estranhas, por exemplo, comecei a fazer armaduras de espuma expansiva, aquilo que se usa em construção e cobria tudo com papel mache e as pessoas achavam isso super esquisito.

 

Naquela altura passámos todos por uma fase experimental!

 

Sim, porque não existiam tutoriais, portanto tinhamos que descobrir tudo usando o nosso cérebro, sabem? E era bastante difícil por causa disso!Mais tarde, quando finalmente aprendi inglês, as pessoas que eu seguia na internet tornaram-se meus amigos portanto nunca tive alguém que eu pudesse dizer “quero ser como esta pessoa” provavelmente porque a comunidade era pequena naquele tempo e não falava inglês.

 

Realmente não existia quase nada na altura.Havia uma noção de comunidade local mas nunca de globalidade dentro do Cosplay.

 

Exacto, e agora o Cosplay tornou-se esta família enorme, ainda estou fascinada com o facto de que não importa onde vou, se é na América do Sul, Ásia ou qualquer lugar na Europa, se falar com alguém que gosta de Cosplay, não importa a idade, género, cor da pele, religião ou antecedentes culturais, esta pessoa pode tornar-se instantaneamente o teu melhor amigo e eu acho isso incrível!

 


KamuiCosplay - Beidou (Genshin Impact)


É mesmo o melhor sentimento quando podemos partilhar o nosso amor com tantas pessoas à volta do mundo e tornou-se tudo mais simples com as redes sociais.Temos uma pergunta interessante para te fazer, porque não nos lembramos de alguma vez te ver competir? Já o fizeste, mesmo que tenha sido no começo?

 

Na verdade sim! Já o fiz!

 

Como foi? Como correu tudo?

 

Competi em alguns concursos alemães, mas apenas aquelas competições onde o primeiro prémio é alguma coisa que as bancas estão a vender, um saco com coisas aleatórias lá dentro, um manga ou algo semelhante. Mas eventualmente tornei-me amiga de alguém na minha escola que também era Cosplayer e ela também fazia Cosplay de World of Warcraft, e quando começámos a fazer fatos juntos pensámos: “Hey, competir é super divertido” mas o problema é, na Alemanha tinhamos que fazer uma performance, não podiamos apenas chegar ao palco, mostrar os nossos fatos e ir embora. E também não tinhamos avalição prévia, era maioritariamente focado na performance, portanto os fatos não tinham qualquer tipo de avaliação decente porque o júri não conseguia ver os fatos de perto.Achava que podia de facto ser divertido e até cheguei a ganhar alguns concursos locais. Também participamos na German Cosplay Championship, mas não tivemos tanta sorte. A última vez que competi foi em 2011 ou 2013, acho, com o meu Protoss Wizard.Era uma mistura de peças de Diabo e Starcraft. Basicamente como se um Wizard de Diablo 3 estivesse a usar uma armadura inspirada pelo Protoss de Starcraft. Depois disso apercebi-me que me fazia desconfortável participar porque já era muitas vezes convidada para ser jurada e pensei que não era justo da minha parte, especialmente porque tinha ajuda do Benni, muitas ferramentas que a maioria não tem acesso e também patrocínios de material. Não era justo da minha parte e para ser honesta com vocês também tenho bastante medo do palco, sinto-me muito mais confortável a ser jurada e a ver o trabalho maravilhoso dos participantes do que subir eu ao palco.

 

Muitos Cosplayers sofrem de medo do palco. É intimidante estar no palco e ter que nos lembrar de tudo o que temos que fazer.

 

Sim, eu sei, especialmente quando temos que fazer uma performance e nos esquecemos do que temos que fazer no palco! Acho que concursos em que só vais ao palco, mostras um pouco do teu fato e fazes algumas poses também são boas experiências. Mas também conheço algumas pessoas que ficam muito frustradas com competições porque têm expectativas diferentes e eu senti o mesmo, porque trabalhei arduamente durante um ano e meio num fato e não ganhei nada, o que se torna frustrante e depressivo para mim e uma das razões pelas quais não quis voltar a competir.Mas acho que a parte mais importante se queres competir é divertires-te e apreciares o momento e especialmente as pessoas incríveis que conheces durante o processo. E é por isso que eu gosto de competições, posso conhecer tantas pessoas maravilhosas e ver os seus fatos incríveis.

 

E assistir aos Cosplayers no palco sendo jurada também ajuda a fazer parte do processo de competir e de ver os personagens a ganhar vida.É um sentimento diferente mas também se aprende imenso.

 

Na altura, como não era comum profissionalizar o Cosplay como é que te surgiu a ideia de o fazer, quando quase mais ninguém o fazia, se havia sequer alguém a fazê-lo?


Posso dizer que tenho um pequeno problema com autoridade, portanto não queria trabalhar para alguém.Para mim, o pior pesadelo seria ter um trabalho de escritório e ter um patrão a dizer-me o que fazer todos os dias, não queria mesmo trabalhar para outrém.

Estava sempre a sonhar em tornar-me artista por conta própria e disse aos meus pais: “Um dia vou ser a minha própria chefe e vou fazer dinheiro com a minha arte” e os meus pais responderam: “Sim, está bem, continua a sonhar”...Nunca desisti deste sonho mas, quando comecei Cosplay não foi do género “quero ser uma Cosplayer profissional” sabem, nunca tive essa ideia. Claro, sempre pensei: “como posso transformar a minha paixão em trabalho a tempo inteiro” mas Cosplay não era um assunto na altura.

A Yaya Han era, acho, a única Cosplayer profissional que conhecia mas isto não era um trabalho sabem? Então pensei que poderia tornar-me autora um dia, talvez trabalhar num teatro ou quem sabe fazer fatos para filmes ou algo do género, mas nunca Cosplay.Então continuei a fazer os meus fatos e após dez anos umas pessoas conheceram-me pela internet e consegui a minha primeira comissão de dois fatos para a BlizzCon. Na altura já tinha um trabalho, um part-time e não era particulamente entusiasmante, mal pago e logo a seguir aos meus estudos. Então pensei: “Okay, talvez esta seja a minha chance de o tentar, talvez se fizer estes dois fatos para a firma consiga mais trabalhos ou algo do género” mas como não era capaz de fazer ambos os trabalhos, desisti do meu part-time, porque precisava de tempo para terminar os fatos, e vi-me desempregada e sem dinheiro a entrar.Foi aí que um amigo me disse: “Talvez devesses escrever um livro, tipo um livro tutorial”.Isto foi em 2013 e eu já tinha alguns tutoriais aqui e ali, então pensei: “Talvez devesse fazer isso!”, estava desempregada de qualquer forma, não tinha nada para fazer e talvez fosse uma boa ideia. Então sentei-me e escrevi o meu primeiro livro em três dias, o Benni passou outros três dias a fazer o layout, mas não era nada de especial e não esperava nada dali, só tentei algo e estava do género: “Seja o que for, o que é que tenho a perder?” Quando publicámos o livro ele tornou-se completamente viral na internet. Era o meu livro a ensinar a fazer armaduras e teve tantas partilhas no Tumblr, Twitter e Facebook. Lançámos o livro a um preço super barato, muitas pessoas compraram e instantaneamente tivemos pedidos para uma edição física o que nos deu uma boa quantidade de dinheiro. Então fiquei do género: “Okay? Aparentemente consigo fazer vida disto? Boa!”

Sentei-me e imediatamente comecei a escrever o meu próximo livro. O Benni acabou por cancelar o seu trabalho também porque era mais eficiente se estivessemos os dois a trabalhar no livro em vez de ele ter de ir trabalhar. Mesmo assim acho que se os livros não tivessem resultado eu ia encontrar outra coisa qualquer, porque sempre tentei, tentei fazer comissões, tentei vender prints e até pensei em fazer cursos online. Tentei tantas coisas que também não funcionaram, tentei imensas coisas e nunca fiquei frustrada quando não funcionavam, continuei a tentar, portanto acho que mesmo que os livros fossem um fracasso, ia encontrar algo, porque tenho personalidade para ser trabalhadora por conta própria e não quero mesmo trabalhar para outrém, portanto sim, foi tudo coincidência.



KamuiCosplay - Diana (League Of Legends)


Nem toda a gente se adapta a trabalhar para um patrão e a ter colegas portanto é absolutamente válido querer encontrar oportunidades por conta própria para nós.

 

Sim, mas agora é uma mistura, temos colegas, o que é bastante bom porque estamos a trabalhar com uma agência maioritariamente para streamers e Youtubers, onde eles apoiam os nossos projectos de Cosplay. Nos últimos anos sentia-me muito sozinha porque não podia falar do meu trabalho nem mesmo com os meus amigos, e agora temos pessoas à nossa volta que estão a fazer o mesmo, não trabalhos de Cosplay, mas também trabalham para eles próprios e fazem o seu dinheiro no Youtube, Twitch, Instagram, e é bastante bom poder ter colegas e ter esta experiência que nunca tinha tido antes.

 

Isso é muito interessante, porque ao menos agora tens colegas com o mesmo tipo de objectivos e mentalidade que não são estranhos para ti, o que é super bom!

 

Acho que se trabalhas por conta própria pode tornar-se um trabalho solitário, especialmente se não conheces outros artistas que também o fazem. É importante ter alguém com quem partilhar ideias ou apenas falar sobre trabalho! O Benni não conta porque ele é só uma pessoa, mas ter um espaço onde podes partilhar as tuas ideias e onde podes aprender, admirar algo que te motive e inspire é importante. Acho que, especialmente nos primeiros anos quando as pessoas estavam a começar a trabalhar com Cosplay era muito solitário. Agora é diferente muitas das pessoas que trabalham com Cosplay e fazem comissões de perucas, fatos, props ou vendem prints trabalham por conta própria e fazem as suas coisas mas na altura era muito difícil.

 

Agora que mencionaste o Benni, sabemos que tu e o Benni estão juntos há muito tempo e que também são parceiros no crime no que toca a Cosplay! Há quanto tempo trabalham juntos?

 

Desde 2003!


Desde o começo? Que incrível!

 

O Benni foi, na verdade, o meu primeiro namorado e eu fui a sua primeira namorada, estudávamos na mesma escola, apesar de nos termos conhecido online numa comunidade de anime/manga que havia na Alemanha e foi uma completa coincidência descobrir que andávamos na mesma escola. Isto foi também no ano em que eu tinha começado a entrar no mundo do Cosplay e ele foi comigo à minha primeira convenção e tudo. Sabem, às vezes eu olho para os outros casais e o namorado normalmente diz: “Não, não quero” e a rapariga diz: “Okay, não te vou forçar a ir comigo ao evento” mas o Benni nunca teve escolha e eu acho que na verdade ele gosta, sabem? E também começámos a trabalhar por conta própria juntos, fazemos literalmente tudo juntos e eu sempre fui aquela rapariga engenhosa estranha que não era boa a pintar e o Benni foi querido em ajudar-me a pintar as armas e os props, foi basicamente como tudo começou.

 

O Benni já fez Cosplay antes?

 

Sim, acho que ele fez três fatos! No inicio, sabem, eu usava os fatos e o Benni ficava comigo e as minhas coisas, penteava o meu cabelo, certificava-se que tinha água, sabem, o típico namorado de convenção e eu estava obviamente sempre a queixar-me: “Está muito quente, está muito frio, tenho fome, tenho sede, quero ir à casa de banho, o meu fato não é comfortável” sabem, o normal. E a certo ponto o Benni disse: “Não pode ser assim TÃO mau” e esse foi o pior erro dele, porque a próxima vez que fiz um fato, também de World of Warcraft, fiz o fato duas vezes, uma versão para mim e outra idêntica para o Benni e arranjámos uma peruca boa, pintura corporal e alguma armadura, e estava quente, ele tinha três perucas na cabeça com este fato e quando chegámos ao evento ele só aguentou três horas e estava: “Não, vou voltar para o hotel, é demasiado desconfortável, está demasiado quente!”. Depois disso ele tornou-se o melhor ajudante de sempre!Mais tarde, ele também fez um fato de Doctor Who comigo! Doctor Who era muito popular na altura e ele fez de David Tennant, o décimo primeiro Doctor, e parecia-se muito com ele! Estilizou o cabelo como deve ser, arranjámos-lhe um fato e fomos à MCM Expo na Inglaterra porque era mesmo muito popular lá! Eu fiz só uma personagem secundária e o Benni era a personagem principal então teve toda a atenção e adorou, gostou tanto de ser o centro das atenções de toda a gente e até fez as suas poses! Adorou, absolutamente!

O ano passado fizemos algo de Gotham Knights, o videojogo, onde nos foi pedido para fazer um pequeno prop, uma máscara para um personagem masculino e eu disse, vamos arranjar o fato e vesti-lo e estes forem os seus três fatos!

Mas normalmente eu não gosto muito de fazer fatos para os outros, especialmente se trabalhar um ou dois meses no projecto, porque a melhor recompensa quando estamos a dar o melhor de nós é ver como fica no final e mostrar-nos nós próprios no fato, por isso não sou muito fã de o fazer para outros, nem mesmo para o Benni!

 

É stressante também fazer fatos para outros porque estamos sempre preocupados de vai servir bem e se a pessoa vai gostar. Mas quando é para nós é diferente porque temos mais controlo sobre o assunto!

 

Sim! Absolutamente!

 

Tinhamos uma questão sobre os livros e manuais mas já respondeste a tudo mais atrás! Queremos no entanto agradecer por os teres feito, ajuda imenso a comunidade!

 

Acabei agora o meu terceiro livro sobre luzes LED, só temos que o re-ler para ver se está tudo bem antes de estar completamente terminado. Já tinha escrito um segundo livro sobre LED, como instalar, como animar, etc..., mas um terceiro livro tinha que ser feito porque a tecnologia já está um pouco ultrapassada, e também incluí como adicionar efeitos de som, como adicionar sons de gatilho, de forma a que, quando estás a fazer, por exemplo, uma arma blaster, fazer o som e mudar de cor e tudo mais, tal como tornar tudo acessível a principiantes. Portanto, o terceiro está quase a sair, só temos que acabar o que estamos a fazer agora, publicar o livro e fazer tudo antes de 30 de Outubro porque vamos voar, mais uma vez, para a BlizzCon.



KamuiCosplay - Paladin (World of Warcraft)

 

Porque mencionaste a BlizzCon e um pouco de volta ao World of Warcraft, lembramo-nos de ver os teus fatos, na agora extinta, revista do World of Warcraft. A feature era maioritariamente com um dos teus fatos de Druida Night Elf!

 

Hmhm! Acho que tenho por volta de seis fatos diferentes de Druida Night Elf portanto era provavelmente um deles!

 

Também havia um prop no jogo que tinha o teu nome certo? Como é que isso aconteceu?

 

Ah não, acho que eles promoveram isso muito maior do que na verdade aconteceu... Foi para a expansão nova, na altura o “Warlords of Draenor”, e a Blizzard normalmente faz uma série de novas armas para a nova expansão e eu tinha fé que eles fossem buscar alguma inspiração aos meus fatos enquanto faziam essa em particular porque a arma já existia no jogo e eu só tinha criado uma aparência diferente. Tinha esperança que eles fizessem isso mas eles só pegaram numa arma aleatória e chamaram-lhe “Kamui’s Crystaline Staff” o que foi giro porque muitas pessoas me vieram falar sobre isso, mas o que foi realmente bom e ninguém sabe foi, que na altura tinhamos um amigo que trabalhava para o Heroes of the Storm, ele era um dos artistas 3D e designers e ele fez uma skin do Wizard para o jogo e colocou a aparência do Protoss Wizard que se parece com o meu fato, e ninguém sabe disto porque nem foi anunciado mas está no Heroes of the Storm, portanto quando escolhes o Wizard do Diablo está lá a aparência que se parece com o meu Protoss Wizard!


Fizeram uma tempestade enorme sobre aquele prop, toda a gente estava a falar sobre isso e nunca ouvimos nada sobre a aparência no Heroes of the Storm, é triste porque realmente tiveste o teu trabalho a construir o fato.

 

Sim, acho que a aparência do Heroes of the Storm é muito melhor, eu estimo-a muito mais, mas ninguém sabe!

 

Como é trabalhar para marcas em termos de agendamento, porque notámos que és muito eficiente, estás sempre a trabalhar em algo novo! Queremos saber como fazes os horários e os conjugas com a tua vida diária, parece complicado?

 

Bem, este verão foi especialmente trabalhoso, aceitámos todas as comissões que nos pediram, porque nos íamos mudar para a Madeira e tudo foi muito caro, arranjar apartamento e tudo de novo, foi muito, muito caro então aceitámos muitos trabalhos!

Por exemplo, já estávamos a falar com o Genshin Impact desde Janeiro, e normalmente quando recebo a imagem de referência e é só uma, tenho que estimar quanto tempo o fato vai demorar, a quantidade de material que vou precisar, qual o custo do dito material, quantos vídeos vou fazer, quantas fotos, quantos posts e também quantos likes, shares, comentários e impressões espero receber, apenas com uma foto à frente!

E, com Genshim Impact, eu sei que é popular e deve correr tudo bem mas com Diablo, por exemplo, foi um pouco crítico, porque eu queria fazer de Diablo, mas para Diablo só nos pediram uma pequena arma, e eu estava tão entusiasmada com o Diablo 4 que me meti a fazer o fato inteiro e não tinha mais tempo porque, quando nos mudámos tinhamos que esperar ainda pela finalização do nosso atelier para começar a trabalhar e literalmente achávamos que tinhamos apenas duas semanas e isto foi um erro porque fizemos muito mais do que precisavamos apenas por eu estar entusiasmada com o Diablo!

Também tinhamos que fazer Remnant no Verão e pediram-nos apenas uma arma grande e pensámos: “Okay, precisamos de duas a três semanas, consigo fazê-lo!” mas depois eles pediram-nos: “Hey, podem fazer mais uma arma pequena e o fato?”. Literalmente tens que olhar para o fato e estimar quanto tempo demora e como vais conseguir fazer tudo. Estivemos a trabalhar durante três meses maioritariamente dez a doze horas todos os dias e muitas vezes também com trabalhos de construção no fundo e barulhos fortes. Por causa do pessoal da construção a Zelda e a Midna ladravam muito porque elas não gostam quando vêm cá estranhos. Foi um pouco ocupado!

Ontem terminámos o projecto de Apex Legends e eles pediram-nos para fazer apenas uma máscara, mas eu queria construir metade do fato e fazer uns bons vídeos e fotos no fim e agora estou a fazer um projecto secreto que infelizmente não posso revelar porque vamos anunciar hoje ou amanhã que estamos a trabalhar em algo para na próxima semana revelarmos o que é! (Esta entrevista foi gravada no dia 10.10.2023 daí haver certas informações que se encontram no passado ou que já aconteceram no presente dia).

Como fazemos isto a tempo inteiro não faço mais nada e especialmente com o Benni a preencher tudo o resto, responder aos emails e ajudar com os projetos, posso focar-me completamente no que estou a fazer e como já o faço há imenso tempo, há vinte anos, oh meu deus, já passaram vinte anos...funciona perfeitamente bem e conseguimos estimar quanto tempo precisamos para fazer algo, como por exemplo a arma que estou a fazer, sei que preciso provavelmente de sete dias, no máximo nove, mas deve demorar sete dias. Acho que vem com a experiência e ajuda já ter os materiais armazenados portanto não precisamos de comprar nada novo!

Agora que estamos a viver na Madeira é um pouco mais difícil arranjar materiais mas como planeamos tudo com semanas e meses de antecedência, compro tudo antes de começar a trabalhar. Muita preparação, experiência e planeamento prévio!

 

Também quando já sabes o que estás a fazer e o fazes há tanto tempo como tu, começas a trabalhar mais depressa porque existe pouca margem de erro, a experiência ajuda muito nisso.

 

Sim, exacto! Faço os componentes eléctricos sempre da mesma maneira e já tenho os meus chips e pilhas todos pronto e pré-soldados, portanto sei exactamente o que fazer!Não com a parte da costura, coser mete medo! A Yelan de Genshin Impact foi um bocado traumatizante porque todas as partes do fato eram completamente diferentes porque não é simétrico, e cosê-lo foi assustador. Não diria que sou má a coser mas não tenho a mesma confiança nas minhas habilidades quando toca a costura mas normalmente quando são armaduras ou props eu faço tudo super depressa!

 

Temos uma pergunta para ti sobre costura, porque normalmente especializas-te em armaduras e props mas, nos anos mais recentes notámos que tens feito mais e melhores projetos de costura e queríamos perguntar se sentiste a necessidade de aprender para complementar a tua marca (ou por necessidade), como é que esse processo começou?

 

Acho que é só prática! Já sou boa a fazer moldes, talvez pudesse aprender a fazer corpetes melhor, mas nunca uso corpetes! Não é como se eu não soubesse o que estou a fazer, porque termino tudo à primeira e nunca tenho que refazer nada, mas o problema é com Genshin Impact em específico! Não posso dizer que escolhi o fato, porque quando a Hoyoverse nos contactou para fazermos um fato, não é como se eu tivesse à escolha fazer um projecto com armadura porque não existem personagens com armadura! Tudo requer costura! Genshin Impact é um jogo muito bom, joguei-o durante algum tempo e é incrível poder fazer algo para eles mas tive que escolher costura porque não há mais nada!

Não é como se fizesse erros ou algo, é só mentalmente exaustivo porque os fatos não são simétricos e ninguém faz fatos de Genshin Impact do zero! Normalmente quando fazes um fato, especialmente se pegas num personagem popular podes ver como outras pessoas fizeram isto ou aquilo, que materiais usaram, como fizeram os moldes, como ficou a estilização da peruca e com Genshin Impact quase ninguém o faz, e o jogo não é lógico, este fato é assimétrico e com propriedades anti-gravitacionais que grita: “Não quero saber da física”, OH MEUS DEUS!

 

E quando vês os personagens a correr e a escalar montanhas com estes fatos e tu chegas a uma convenção e começa tudo a cair do teu fato só de andar em linha reta.

 

Hmhm! E não é como se pudesses escolher entre um projecto de costura e um de armadura quando Genshin te pede para fazeres um fato!Tenho a certeza que para o ano eles nos vão pedir para fazer algo para Genshin Impact de novo e já estou com medo!



KamuiCosplay - Aloy (Horizon)

 

Também notámos que quando fazes os moldes para tecido o fazes como se faria para uma armadura o que nos deixa curiosos!

 

Quer dizer, funciona, sabem!

 

É incrível, mas é curioso porque muita gente faz os seus moldes de costura tradicionais e tu fazes exactamente como fazes com as armaduras e achámos interessante porque é diferente do que normalmente é feito e fornece um modo alternativo de fazer moldes para quem não é tão bom a compreender como funcionam!

 

Eu sei, eu sei, mas funciona e eu faço da maneira que é melhor para mim. Talvez se aprendesse a fazer moldes da maneira tradicional fosse melhor mas por outro lado estamos a ser pagos para fazer conteúdo e se o conteúdo for estranho e feito de uma maneira diferente é normalmente melhor! Acho que se eu fizesse o que uma costureira profissional faz não funcionaria tão bem!

 

Fazes com o que tens e sabes, e se tens que entregar conteúdo fazes da melhor maneira que consegues, certo? Faz sentido!

 

Sim, uma vez vi um vídeo de alguém a fazer um corpete e porque os corpetes precisam de toda uma matemática e cálculos para chegar às medidas não era particularmente interessante do ponto de vista de um criador de conteúdo! Se te enrolares em fita é visualmente mais apelativo!

 

Muitas pessoas fazem os seus moldes com fita e até os seus próprios manequins e é mais fácil de perceber porque assim tens as medidas exactas que precisas, estás a trabalhar com o teu corpo, certo?

 

Sim, e fica engraçado nos vídeos!



KamuiCosplay - Master Skin Nova (Heroes of the Storm)

 

Sobre impressão 3D, está a conquistar o mundo do Cosplay ao tornar-se mais acessível aos Cosplayers nos dias que correm. Tu e o Benni tiveram que aprender alguma coisa nova ou o Benni já sabia como trabalhar com programas 3D antes?

 

Quando estava a fazer o meu fato de Master Skin Nova (Elite Agent) comecei pelos rabos de cavalo que dão luz! Tem cabelo que acende, uma arma grande, armadura e é do Heroes of the Storm, portanto eu queria fazer este fato e o fato tinha um capacete! Estava a tentar fazer o capacete de tapete de espuma (EVA) e worbla mas porque os rabos de cavalo tinham oito metros de tiras de luz LED cobertas de espuma eram muito pesados e a espuma e o worbla não conseguiam aguentar o peso de tudo.

Então eu virei-me e disse: “Isto não existe para imprimir em 3D? Podes aprender e fazer isto, talvez?” e num momento de coincidência o irmão do Benni tinha estudado design 3D, então o nosso primeiro acessório impresso em 3D, o capacete da Nova foi feito por ele! Apesar disso não era eficiente porque a comunicação foi complicada por morarmos longe e tinhamos que fazer videochamadas para os ajustes! Então perguntei: “Benni podes aprender a fazer isto? Não parece assim tão difícil!” Ele achou piada ao início mas depois começou mesmo a aprender com pequenas coisas, como imprimir “kunai”, e após algum tempo fizemos a Aloy de Horizon: Zero Dawn, com a armadura Shadow Stalwart, que tinha uma série de pequenas peças separadas de armadura simples. O capacete e o arco eram os mais difíceis então o irmão do Benni fez o arco e o capacete mas o Benni fez as peças de armadura que já conseguia fazer!

Basicamente com cada projeto ele começou a melhorar e fazia isto e aquilo, enquanto o irmão dele nos continuava a ajudar com as peças mais complicadas! Apesar disso o Benni fazia a maioria das coisas, começando com programas simples como o Fusion360, que basicamente é um programa de planos, usando uma planta, consegues levantar os pontos apartir da planta, mas tudo parecia demasiado plano! Então ele mudou para o Blender que é mais tridimensional mas ainda não consegue fazer escultura orgânica e é esse o próximo passo na aprendizagem. Ao longo dos anos as suas habilidades foram-se desenvolvendo e o mesmo aconteceu comigo! Nunca aprendi a instalar luzes LED ou como se fazia exactamente, e portanto aprendi tudo sozinha, apenas experimentando, aprendendo, falhando, rebolando no chão, chorando e tentando de novo!

 


KamuiCosplay - Outriders


Num dos teus últimos projetos, fizeste uma máscara onde usavas um scan 3D do teu rosto e achamos impressionante! Usaste algum tipo de scanner 360º?

 

Não, foi feito com o meu telemóvel! Até fizemos um vídeo sobre isso, podes fazer um scan do teu rosto usando uma aplicação no teu telemóvel, ou pedir a um amigo para te ajudar com o scan apenas movendo-se à volta da tua cabeça e ficas com um scan do rosto. Na verdade também tenho um scan de corpo inteiro, mas esses só consegues fazer num estúdio, talvez já os tenham visto por ai. Eu às vezes vejo nas lojas de electrónica, eles fazem souvenirs para as apresentações de marketing dos CEO’s de pé em poses intimidantes e com ar importante e imprimem pequenas figuras deles próprios.

As pessoas que o fazem tiram fotos deles com várias câmaras a toda à volta e essas câmaras tiram uma foto todas ao mesmo tempo e eles transformam isso num modelo 3D e é basicamente assim que obtive o scan 3D de mim própria, e é uma grande ajuda para fazer armadura!

 

É mesmo, não sabiamos que era possível apenas com o telemóvel, é um recurso muito útil!

 

Com o telemóvel só é possível fazer scan do teu rosto e não de corpo inteiro mas o que podem fazer é usar um programa, acho que se chama Armorsmith, e lá têm a forma geral do corpo humano e podem adicionar as vossas medidas e escalar o corpo para o vosso próprio tamanho e ficam praticamente com um scan vosso! A aplicação é boa para fazer capacetes e máscaras e é muito simples de usar!

 

Também temos uma pergunta sobre sessões fotográficas porque notámos que fazes photoshoots fora de casa, ou preferes fotografar em estúdio? Muitas vezes também incluis os teus cãezinhos Zelda e Midna nas tuas sessões! É muito fofo!

 

Nunca pensei nisso! Prefiro que as sessões dêem o menor trabalho possível porque adoro fazer os fatos, mas não gosto de os usar, não gosto! Adoro construir coisas durante semanas e meses mas a sessão fotográfica e usar o fato é apenas algo necessário, a última coisa a fazer!A sessão fotográfica é como arrancar um penso, tem que ser rápida, dói, mas tem que ser feito, e portanto prefiro fazê-lo em casa porque não preciso empacotar o fato e certificar-me que cabe no carro, é bem mais fácil, mas se o faço em casa é mais aborrecido, não tens muita escolha entre as fotos e o Benni passa muito tempo a editar porque tem que criar um fundo falso e tudo mais então ele não gosta e prefere fazê-lo num lugar exterior e agora que estamos na Madeira temos que explorar todos os locais bons para fotos e temos lugares tão bons aqui, a Zelda e a Midna também adoram e podemos fazer vídeos fofos com elas!

Para o fato de Apex, fizemos dentro da casa porque eu só tinha meio fato vestido! Comprei um cat suit barato na Ibersino, porque precisava de um fato preto de corpo inteiro, só custou 15€ e era péssimo, mas fez o seu trabalho. Estava literalmente só ali de pé porque não conseguia ver nada por causa da máscara e das luzes e não tinha o fato completo, era só metade, então foi interior mas normalmente vamos para fora.

Mas, originalmente tinhamos um problema! Começámos a fazer sessões interiores porque na Alemanha não o consegues fazer no Inverno porque está muito frio e um dos meus fatos mais antigos era tipo bikini armadura, mal tinha algo vestido e não podiamos tirar fotos na rua especialmente porque a localização que precisava, que era tipo deserto, na Alemanha ficava a quatro horas de carro e eu ia congelar nos 5º ou 0º que estavam, apenas com uma armadura bikini, então fizemos tudo digitalmente, mas se funciona vamos até ao local, sim.

 

Ao menos na Madeira achamos que as chances de congelares até à morte durante uma sessão fotográfica no Inverno são bem pequenas!

 

Sim, e para variar é bom poder tirar fotos na rua no Inverno, é perfeito, a Madeira é tão boa!

 


KamuiCosplay - Brigitte (Overwatch)


No tópico da Madeira, esperamos mesmo que estejas a gostar da tua vida aí! O quão stressante foi ter que trazer todo o teu atelier para aí? Estavas com medo que algo se partisse?

 

Sim claro, mudámo-nos apenas com as nossas ferramentas e props! Na verdade, devo dizer, sou bastante boa a empacotar coisas por causa do Cosplay e muitas vezes construo props que se podem separar. Para o Benni não fazia muito sentido e ele dizia: “Nunca vais viajar com isso, porque é que os separas, não faz sentido?”, mas sempre senti que um dia ia ser preciso separá-los, portanto a grande maioria dos meus props consegue ser separado em peças mais pequenas e foi graças a isso que foi mais fácil viajar com tudo e usei tanto plástico bolha, tanto tanto plástico bolha e por sorte nada se partiu, mas sim, foi muito stressante porque arrumas tudo com muito cuidado para teres a certeza que tudo vai ficar bem mas as pessoas que levam as caixas batem com elas contra as paredes e ficam presas em todo o lado.... foi um dia muito emotivo quando vieram buscar as nossas coisas e do nada tinha-se ido tudo embora, os meus últimos vinte anos de trabalho do nada foram-se nas mãos de estranhos e eu tinha que confiar neles e doeu porque muitas vezes os contentores caem e de 10.000 contentores, 46 caem no oceano, então sabem? Socorro!

 

E quando as caixas se vão embora, não sabes como eles as vão tratar e do nada estão a atirá-las para dentro dos contentores à bruta, é muito stressante! Mesmo quando, por vezes, fazes a mala para ir para a um evento e vês a tua mala a ir-se embora no checkin e não tens a certeza como a vão tratar!

 

E estes eram literalmente vinte anos da minha vida de Cosplayer! Tudo o que eu tinha criado estava nestas caixas e foi muito assustador mas, não me arrependo de me ter mudado e é tão incrível estar aqui em Portugal! Toda a gente é tão querida e simpática, e toda a gente fala inglês então é bom! Ainda estou a tentar aprender português: “Eu não falo português”, é isso?

 

Sim, está correcto!

 

Estou a tentar, mas o problema é que o estou a fazer com o Duolingo que só oferece português do Brasil. Mesmo com esse pormenor ainda é a melhor maneira para conseguir aprender porque ao menos consigo ler e ouvir um pouco, estamos a dar o nosso melhor para aprender, mas é tão bom, o tempo é tão bom, a comida é tão boa, as pessoas são simpáticas e o melhor é, que aqui na ilha não existe nenhuma lei que obriga o uso de trela e a Zelda e a Midna podem andar livremente e estão tão felizes de estar aqui, adoram a praia, e eu adoro sentar-me na praia também, apenas a ouvir as ondas e ver o pôr do sol, é tão bom. O apartamento também é bom e estou tão feliz, mesmo muito muito feliz e entusiasmada para o Iberanime no fim de semana!

 

(A entrevista aconteceu antes do Iberanime Opo que foi no passado dia 14/15 de Outubro).

 

Estamos muito estusiasmados também por te ter aqui, as notíciais foram muito entusiasmantes para toda a comunidade portuguesa que sempre te quis conhecer e estamos felizes que tenhas escolhido Portugal para ser a tua casa!

 

Não vou ao Iberanime desde 2011, foi na verdade a minha primeira convenção internacional!

 

Alguns de nós ainda se lembram e estamos entusiasmados por te ter de volta! Desde 2011 até agora, a comunidade cresceu imenso, temos imensas pessoas novas que fazem Cosplay e que se juntaram à comunidade especialmente desde a pandemia, portanto é incrível que os possas conhecer e talvez vir a outros eventos no futuro!

 

Estou muito entusiasmada de estar aqui e de voltar, especialmente pela comunidade e por poder conhecer novas pessoas! Queremos conhecer toda a gente e falar com todos!



KamuiCosplay in their Studio


Para terminar, que conselhos tens para dar à Comunidade de Cosplay em Portugal, especialmente para os novos Cosplayers?

 

O meu conselho para a Comunidade de Cosplay em Portugal e especialmente para os novos Cosplayers é, comecem pequeno e aceitem que que Cosplay é um processo de aprendizagem! É normal falhar, chorar, atirar-nos para o chão, desde que depois nos levantemos, tentemos de novo e continuemos a lutar! Cosplay é uma jornada e falhar faz parte da aventura! Vê-o como um jogo, começas a nível um e depois vais evoluíndo, ficando melhor, aprendendo novas habilidades, e ficando cada vez melhor ao longo do tempo, portanto não te compares aos outros com os fatos bonitos e props lindos com luzes LED e armaduras, porque eles já estão a jogar o jogo à mais tempo que tu e se continuares a jogar vais chegar também ao ponto onde eles estão, portanto diverte-te e aproveita a jornada, joga o jogo do Cosplay e nunca vais ter um objetivo final, porque um artista nunca está satisfeito com o seu trabalho, nunca vai estar perfeito e se dizes que és perfeito vais parar de aprender e aí nunca vais ser bom. Aceitem que nunca vão ser perfeitos, que vão falhar e é isso que torna tudo lindo!

 

 

Obrigado pelo conselho incrível.

Esperamos mesmo que tenhas gostado de ter esta pequena conversa connosco, especialmente sabendo o quão ocupada és, estás sempre a trabalhar em algo!

Obrigado por estares aqui, foi encantador e esperamos que te tenhas divertido durante este tempo!

 

Obrigado, também me diverti imenso! Entrevista por @manonbluts e @voltypeachy

Edição e transcrição por @manonbluts @suchturista @neglectedcos @damiin.cos

Fotografias cortesia de Benni e Svetlana @kamuicosplay ENGLISH VERSION

During the month of October we had the opportunity to talk to two artists who made people talk as soon as they joined our Cosplay Community in Portugal! With their presence at Iberanime Porto 2023 and their move to Madeira, we couldn't miss the opportunity to find out more about your incredible and tireless work in the world of Cosplay!

First of all we are really happy to be able to have this conversation with you, especially knowing you are always quite busy and in a tight schedule!

For starters we first like to ask this to all our guests,How do you prefer to be addressed and with what pronouns? Can we call you Kamui? Svetlana? How do you want us to address you?


Both, my artist name is Kamui, my friends call me Svetlana so both is totally fine.

And just she is okay too!


Can you tell us a bit about when you started Cosplaying and what was your motivation to start?


That's a very long story! I actually started in 2003 and back then I read a magazine about anime and manga which also had reports about comic conventions, and the comic conventions looked really cool and I saw people that were dressing up! It was about San Diego ComicCon or New York ComicCon. And I learned that in Germany we also have comic conventions but they were more directed to anime, so in 2003 I wanted to attend my very first convention which was, back then, AnimagiC. I wanted to be like a proper attendee, so I made my very first costume as I was a huge fan, and still am, of Dragon Ball and I did one of my favourite characters from the show and the manga, the Great Saiyaman. It was made with really cheap satin and held together with safety pins, since my grandma’s very old sewing machine broke in the middle of the project and I had to hand stitch the rest of the costume. I had ballerina type shoes which were far too small and I tried to make them into Dragon Ball boots!

The convention was fun, my costume didn't fall apart but I can’t say I found my spark for Cosplay, because I did it to be a “a proper attendee" so I decided to try it with a few more costumes but I felt “not so sure". Then, I started playing World of Warcraft and it got me really frustrated because I was in a really bad guild and I didn't get the armour set I wanted for my Night Elf, Kamui, back then, and in my frustration I thought "Okay, I'm making my own armour sets in real life”! This was in 2005, and it was how it truly started, I would say! Because then I began crafting armour and weapons, and I made so many costumes from World of Warcraft and from then onwards more games, and this is also why I then used the name, Kamui, because it was the name I used for my very first World of Warcraft character as I cosplayed my Night Elf Druid only. When it was time to sign-up to “cosplay.com”, back then, I needed a username so I just called myself Kamui Cosplay and that's how it all started.


Do you feel like you had any mentors starting up or was it just self taught?


I didn't speak a word of english at all, and so I felt quite alone because the Cosplay Community was mostly american and international, and there was no social media back then. There was “cosplay.com” and a german website called “Animex” but Cosplay was not really a big thing, and I felt quite alone to be honest, because of that and the fact that there weren't any big Cosplayers at the time, aside from Yaya Han that was already there and I think, had some things, but there wasn't really that much on the internet to begin with, so actually I mostly learned everything by myself and also used really weird techniques, for example, I started carving armour out of expanding foam, the stuff you use for construction, and covered it with paper mache and people thought it was really weird.


Back then, we all went through an experimental phase!

 

Yes, because there were no tutorials, so you just had to figure out everything with your own brain you know? And it was quite difficult because of that!

Later, when I finally learned english, those people who I followed on the internet actually became my friends so I never had a person that I thought "I want to become like them" probably because the community was small back then and I didn't speak english.


Back in the day, there wasn’t much to go around.There was a sense of local community but not a sense of worldwide community.


Indeed, and now Cosplay became this really big family and I'm still fascinated that, no matter where I go, if it's South America or Asia or anywhere in Europe, if you talk with someone and this person is into Cosplay, it doesn't matter the age, the gender, the skin colour, the religion, the cultural background, this person can become instantly your bestfriend and I think that's really amazing.


It really is a good feeling to be able to share what you love with so many people around the world and it became easier with social media.We do have an interesting question though, because I don’t think we ever saw you compete? Have you done it before, even if at the very beginning?


Actually yes! I did!


How was it? How did it go?


I competed in some german contests, but just those small local competitions where the first prize is something that the vendors sold, just a bag with assorted stuff in it, like a random manga book, or something similar. But, I actually became friends with someone from school who was also a Cosplayer and she also Cosplayed from World of Warcraft, and as we started doing costumes together we though "Hey, competing is actually really fun" but the thing is, in Germany you actually had to do a performance, you couldn't just go on stage, show your costume and that's it. But, there was also no pre judging, it was mostly focused on the performance, so the costume didn't get any proper judgement since the judges weren't able to see the costumes up close.

I thought it could actually be fun and back then we also won some costume competitions, but you know, just some local ones. We also participated in the German Cosplay Championship but we weren't as successful back then, and the last time I actually competed was in 2011 or 2013 I think, with my Protoss Wizard.

It was like a mix of pieces from Diablo and Starcraft. It was basically the Wizard from Diablo 3 wearing an armour inspired by the Protoss from Starcraft. After this I realized that it made me feel uncomfortable to participate since I was already being invited as a judge and I thought it wasn’t fair, especially because I have help from Benni, so many tools people don't have access to and I also have material sponsorships. I didn't think it would be fair and to be honest with you I have a lot of stage fright, I'm far more comfortable being a judge and see the wonderful work of the participants than tactually participating myself.


A lot of Cosplayers suffer from stage fright. It is intimidating to stand on stage and having to remember all the actions you have to do.

 

Yes, I know, especially if you have to do a performance, and you forget what you have to do on stage! I think mascarades, where you just go on stage, show a little bit of your costume, do a few poses are also fine and they're cool experiences. But I know people also get really frustrated from costume competitions because they had different expectations, I actually had the same as well, because I worked really hard, half a year on a costume and I didn't really make it, which really sucked and was depressing for me and one of the reasons I didn’t want to compete anymore. But I think the most important part if you really want to compete is, just to have fun and appreciate it, especially all the amazing people you meet at the competition. And that's also why I really enjoy costume competitions because I can meet so many cool people and see all those amazing costumes.


And just watching others on stage and judging them also helps you be part of the process of competing and seeing the characters come to life.

It's a different feeling but you also get to learn a lot.

               

Back then, because it wasn't so common to professionalize Cosplay, how did it come to mind to do it, when there were not many people doing it, if there were any at all?

 

I would say I have a slight problem with authority, so I didn't want to work for someone. For me, the biggest nightmare was to do an office job and have a boss telling me everyday what I have to do, and I really didn't want to work for anyone. So, I was actually always dreaming of becoming a self employed artist and I told my parents: "One day I will be my own boss and I will make money with art" and my parents were like: "Yeah, sure, keep on dreaming"...I actually never gave up on this dream but when I started Cosplay I wasn't like: "I want to become a professional Cosplayer" you know, I never had this idea. Surely I always thought: "How can I turn passion into a full time job" but Cosplay was not a question back then.Yaya Han was, I think the only professional Cosplayer I knew but this was not a profession you know? And so I thought maybe I can become an author someday, maybe I can work in a theater or maybe I can create costumes for movies or something like that, but not Cosplay.So actually, I kept making my costumes and after ten years had passed some people got to know me on the internet and I actually got my very first commission request for two costumes for BlizzCon. I already had a job, a part time job and it wasn’t really exciting, not really well paid and it was directly after my studies. So I thought: "Okay, maybe now it’s the chance to try it out, maybe if I make those two costumes for the company I get more jobs or something of the sorts" but since I was not able to do both, I canceled my job, because I needed time to finish the costumes, and so I was unemployed and had no more money coming in. That’s when a friend of mine actually told me: "Maybe you should write a book, like a crafting book". This was in 2013 and I already had some tutorials here and there and so I thought: "Maybe I could do that" because I was unemployed anyway, I didn't have anything to do and maybe this was a good idea. So I actually sat down and wrote my very first book in three days, Benni spent another three days doing the layout, but it wasn't anything great and I didn't expect anything, I just tried something and I was like: "Whatever, what can you lose?". When we published the book after one week it went completely viral on the internet. It was my armour making book, and it got so many shares on Tumblr, Twitter and Facebook. We made the book really cheap but so many people bought it, and instantly asked if they could get a printed version and we made a good amount of money. So I was like: "Okay? So apparently I can make a living from that? Cool!".

I sat down and instantly started writing my next book and Benni ended up cancelling his job as well because it was more efficient that we worked on those books instead of him going to work. However I think that even if the books didn’t work out I would have found something else, because I always tried, I tried to do commissions, I tried to sell prints and I thought about maybe making online courses. I tried so many things that also didn't work by the way, I tried a ton of things and never got frustrated when it didn't work but I kept on trying so I think that even if the books didn’t work out I would have found something else, because I just had the personality where I really wanted to be self employed and really didn't want to work for someone else, so, yeah it was actually a coincidence.

Not everybody adapts well to being employed with a boss and colleagues so it is absolutely valid to want to create freelancing opportunities for yourself.


Yes, but right now we have more of a mix, we actually have colleagues which is really cool because we're working with an agency mostly for streamers and Youtubers, but they are supporting us with our Cosplay projects. Because in the last few years I felt very lonely since I was not able to talk with anyone about my work, not even my friends, and now we have people around us who are actually doing the same, not Cosplay jobs, but they are also self employed and make their money on Youtube, on Twitch, on Instagram and it's actually nice to have colleagues so it’s a cool thing I had never experienced before.

 

That's very interesting, because at least you now have colleagues with the same mindset and they're not strangers to you, so it's cool!

 

I think that if you're self employed it can become really lonely, especially if you don't know any other fellow artists who are self employed as well. It's important to have someone you can share ideas with or just talk about your work! Benni doesn't really count because he's one person, but a space where you can share your ideas and where you can learn from, you can look up to anything that will motivate and inspire you and I think especially in the early days when people were self employed with Cosplay, it was really lonely. Now it has become different because so many of those doing wig commissions, costume commissions, prop commissions or selling prints are self employed doing something but back then it was really difficult.


Now that you mentioned Benni, we know that you and Benni have been together for a long time but you are also partners in crime when it comes to Cosplay, so for how long have you two been crafting together?


Since 2003!

 

Since the beginning, that’s so cool!

 

Benni is actually my very first boyfriend and I'm his very first girlfriend, we went to the same school, but I still met him online on this anime/manga community in Germany and it was a total coincidence that he went to the same school as well. This was also the year when I had just gotten into Cosplay so, I actually got Benny to Cosplay and also went with him to my first conventions and all. You see, sometimes I look at other couples and the boyfriends are usually like: "No, I don't want to" and the girls are: "Yeah, I won't force you to go with me to the convention" but Benni never had the choice and I think he actually likes it, you know? And we also became self employed together, we do literally everything together and I was always this weird crafty girl which was not that good at painting and Benni was so kind to help me and help paint my weapons and my props, that's basically how everything started.


Has Benni ever cosplayed before?


Yes, I think he had three costumes! At first, you know, I'd be wearing my costumes and Benni was always handling my stuff, like brushing my hair, making sure I got some water you, know like the typical convention boyfriend and I was obviously always complaining: "It's too warm, it's too cold, I'm hungry, I'm thirsty, I want to go to the restroom, my costume is not comfortable" you know, the usual. And at some point Benni said: "It can't be THAT bad" and this was his big mistake, because then, the next time I made a costume, also from World of Warcraft, I made the costume two times, one version for me and one identical for Benni and then he got a nice wig, some body painting and some armour and it was warm, he had actually three wigs in this costume and when we went into the convention hall he only lasted three hours and was like: "No, I'm going back to the hotel, it's so uncomfortable, it's so warm"! After that he was the best cosplay handler ever!

After, he also did a Doctor Who costume with me! Doctor Who was really really popular back then and he did David Tennant, the eleventh Doctor, and looked really like him! He styled his hair properly, we got him a suit and then we went to MCM Expo in England since it's very very popular there! I made just the side character and Benni was the main character so he got all the attention and enjoyed it so much, he liked so much to be in the center of everyone's eyes and he totally did the poses! He absolutely loved it!

Last year we did something from Gotham Knights, the video game, where we were only asked to do a little prop which was a mask for a male character and I said, we'll also get a suit a dress him up and these were his three costumes. But usually I don't really like making costumes for others, especially if we work for one or two months on a project, because the biggest reward is when you're putting everything on yourself and see how it fits and you're showing yourself in the costume so I don't really like making costumes for others, even if it’s Benni!


It's stressful as well to make costumes for others because you're always worrying "Will it fit well? Will the person like it?” But when it's for yourself it's kind of different because you have more control over it!

 

Yeah! Absolutely!

 

We had a question about the books and manuals that you make but you already answered all that we wanted to know above but we want to thank you for making them, it really helps the community!

 

I just finished the third LED book, we have to proof read it but it's completely done, I already wrote a second LED book about how to install lights, how to animate them, etc., but the third one had to be made because the technology was a little bit outdated, and it also includes how to add sound effects, how to add trigger noises so, if you're actually building for example, a blaster, it makes sound and changes colour and stuff like that, and how to make everything more beginner friendly. So, the third one is coming, we just have to finish work and then publish the book and do everything before October the 30th because we're flying to BlizzCon again.


 

Mentioning BlizzCon and a bit back to World of Warcraft, we remember to see your costumes featured in the now extinct World of Warcraft magazine. You were featured mainly with one of your Night Elf Druid costume!

 

I think I have six different Night Elf Druid costumes so it was probably a Night Elf Druid!

 

There was also an in game prop with your name on it wasn’t it? How was that, how did it happen?


Not really, I think they promoted it a little bit bigger than what it actually was... It was for their new expansion, “Warlords of Draenor” back then, and Blizzard usually makes a bunch of new weapons for the next expansion and I hoped they would take some inspiration from my costumes while making the weapon because the weapon already existed in game and I only used a different skin so I hoped maybe they would do that, but they just took a random weapon and called it “Kamui's Crystaline Staff” which was cool because many people wrote me, but what was really cool and nobody knows is that I know a friend who worked on Heroes of the Storm back then and he was one of the 3D artists and designers and he actually did a skin from the Wizard in the game and turned it into a Protoss Wizard Skin that actually looks like my costume, and nobody knows that because they didn't announce it but it's actually in Heroes of the Storm, so when you choose the Wizard from Diablo there is a skin that looks like my Protoss Wizard!


 

They stirred such a storm over the prop, everyone was talking about it but we never heard anything about that Heroes of the Storm skin, that's really sad because you put a lot of work into it.


Yes, I think that the skin from Heroes of the Storm is much nicer, I appreciated it so much more but nobody knows!

 

How is it working for brands in terms of scheduling, because we noticed you're very efficient, you are always working on something new! We want to know how you schedule all of this with your daily life, it seems complicated?


Well this summer was especially busy because we took all the commission requests that came to us, since we were moving to Madeira and everything was quite expensive getting an apartment and getting new stuff, it was just very, very expensive so we took a lot of jobs!

For example, we were already in talks about Genshin Impact since January and usually when I get a job and the reference I get is only one image, you have to estimate how long the costume is going to take, how much material cost you will have, how many videos you're making, how many photos, how many posts and also how many likes, shares, comments and impressions you'll get, just by viewing one single picture!

And with Genshin Impact, I know it's popular and it should do good but for Diablo for example, it was a little bit critical, I really wanted to do Diablo, but for Diablo they only asked us to do a little weapon, but I was so excited for Diablo 4 so I had to do the whole costume but I didn't have more time, because since we moved we had to wait until the workshop was done to start working and so we literally thought we had only two weeks and this was my mistake because we did far more than what we had to because I was really excited for Diablo!

And then we also had Remnant this Summer and they asked us only to do a big weapon so we thought "Okay it's like two/three weeks, I can do it!" but then they asked us: "Hey can you do a little weapon and a costume?". Literally you have to look at the costume and then you have to estimate how long it takes and how you can do everything back to back. We were working for three months, mostly ten to twelve hours every single day and sometimes also with construction in the background and really loud noises, and with the construction workers Zelda and Midna were barking like crazy because they don't like when other people are coming. This was a little bit busy!

We just finished yesterday the Apex Legends project and here they asked us to do just the mask, but I wanted to do half the costume and do some cool videos and photos at the end and now I'm doing a secret project which I cannot reveal right now because we are actually announcing today or tomorrow that we're working on something and next week we will reveal what it is! (This interview was recorded on the 10.10.2023 so some facts are set in the past and may differ in the present).

Since we're doing this full time I'm not doing anything else and especially with Benni filling in with the rest, answering the emails, helping me with crafting, I can focus completely on crafting the projects and since I'm doing this already for such a long time, I'm doing this for twenty years, twenty years OMG! It works pretty well and I can estimate how long I need for something like the weapon I'm making and I know that I'll probably need seven days, maximum nine, but it should be seven days. I think it comes with experience and also if you have materials in storage so you don't need to buy new stuff!

Now that we're living in Madeira it's a little bit more difficult to get materials but since we're often planning everything weeks and months in advance, I buy everything before I start crafting. A lot of preparation, experience and planning far ahead!

 

Also when you already know what you're doing and have been doing it for as long as you have, you also start doing it faster and better because there's minimum error, experience also helps a lot with that.


Yeah, totally! I do my electronics always the same and I already have my chips and my batteries, everything is already pre soldered so I know exactly what to do!

Not with sewing though, sewing is scary! Yelan from Genshin Impact was a little bit traumatising as every costume piece was completely different because the costume is not symmetrical, so sewing it was really scary, I wouldn't say I'm bad at sewing but I'm just not very confident in my skills when it comes to sewing but usually when it comes to armour making and prop making I can craft everything super fast!


We have a question for you about sewing, because you specialize in armour making and in prop making, but in recent years we noticed you've done better and more intricate sewing projects and we wanted to ask if you thought learning how to sew was essencial to complement your brand [or out of necessity], how did that process begin?


I think it's just practice! I'm already good at pattern making, maybe I could learn how to make corsets better, but I never use corsets! It's not like I don't know what I'm doing, because I've finished everything on the first try I never had to redo something, but the problem is with Genshin Impact specifically! I can’t say I picked that costume, because when Hoyoverse contacted us to do a costume, it's not like I can choose an armour project, there are no armoured characters! Everything requires sewing! Genshin Impact is a really cool game, I've played it myself so it's always really cool to make something for them but I have to pick sewing because there is nothing else!

It's not like I made mistakes or anything, it's just mentally exhausting because the costumes are not symmetrical and nobody is making Genshin Impact costumes from scratch! Usually when you make a costume, especially if you're picking a popular character you can always check how other people did this or that, what materials they used, how they did the pattern, how they did the wig styling and with Genshin Impact, there are not many people actually building it, and the game is not logical, this is an asymmetric costume with gravity defying properties that says: "I don't care about physics", OMG!


And you see the characters running around and escalating mountains with those costumes and then you walk into a Con and everything is falling off your costume just from walking in a straight line.


Hmhm! And it's not like Genshin is asking to make a costume and you can choose between a sewing project and an armour project so I could only pick the sewing project!

I'm pretty sure next year we're doing something again with Genshin Impact and I'm already scared!



We also noticed that when you pattern fabric you do it very much as if you're patterning armour which is quite curious!

 

I mean it works out you know!

 

it's incredible, but it's curious because a lot of people do sewing patterns and you pattern exactly as if you were doing a piece of armour and I find it quite curious because it's different from how people usually pattern fabric and it offers an alternate way of patterning for people who are not that good at understanding how it works!

 

I know, I know, but it works out and I do it just the way it works for me, so maybe if I was going to learn proper pattern making it would be better but on the other side as well, we're actually getting paid to make content and if the content is weird and done in a different way it's usually better! I don’t think if it looked just like what a professional seamstress would do it would work out this well!


You do with what you have, and if you have to deliver you just do it the best way you know always right? It makes sense!


Yes, once I watched a video from someone who did a corset and because with corsets you need to do math and calculate measurements, it just didn’t look interesting from a content creator’s point of view! If you wrap yourself in tape it looks much more interesting!

 

A lot of people do patterning with tape and even their own mannequins and it's easier to understand because then you'll have the exact measurements that you need, you're working with your body right?


Yeah, and then again it looks funny in the video!




 

About 3D printing, it is taking the Cosplay world by storm it is very accessible to Cosplayers nowadays, did you and Benni need to learn anything new, did Benni already know how to work with the 3D programs?


Back then, when I was doing my Master Skin Nova (Elite Agent) costume it started with the light up ponytails! It has this light up hair, this big gun, armour and it's from Heroes of the Storm so I wanted to make this costume and the costume had a helmet! I was trying to make the helmet out of foam and worbla but because the ponytails had eight meters of LED strip covered in foam and were very heavy, the worbla and foam couldn't support the weight of it all,

Then I was like: "Isn't this thing available for 3D printing? Can you just learn it and do this, maybe?" and in a coincidence moment, Benni's brother actually learned 3D design in school, so the very first 3D print we had, the Nova helmet, was actually made by him! It wasn’t efficient thought because communicating was a little bit difficult since he was living somewhere else and we had to do video calls to make adjustments! So I asked: "Benni can you just learn this? It doesn't look that difficult!". He found it funny at first but then he started actually learning it with small things like printing “kunai” and after a while we made Aloy from Horizon: Zero Dawn, with the Shadow Stalwart armour, which had a ton of very simple separate armour pieces! The helmet and bow were still the most difficult, so Benni's brother, did the bow and the helmet and Benni did the armour pieces which were still doable for him!

And then basically with every single project he improved his skills and did this and that, while for the most difficult parts his brother was still helping us! Benni was still doing most of it, starting small and with very simple programs like Fusion360 which is basically just a flat one, using a blueprint, you raise the levels from the blueprint and everything looks quite flat! Then, he switched to Blender which is more three dimensional, and Benni still can't do organic sculpting and he wants to learn that, so over the years his skills developed, and it's the same for me! I never learned how to install LED or do it properly, and so I learned everything by myself, just experimenting, learning, failing, rolling on the ground, crying and then trying again!

 


In one of your last project, you did a mask that was made using a 3D scan of your face and that's really impressive, did you use some sort of 360º scanner?


No, it was made with a phone! We uploaded a video about that, you just scan yourself with an app on your phone, or a friend helps scanning you just by moving around your head and then you get a scan of it. I actually also have a full body scan, but those you can only maybe get in studios, you may have seen them around. I have seen them in electronic stores, they do marketing presents of CEO’s standing in impressive poses and looking important and they get little figures of themselves made and printed out. The people who are doing this have to take photos of them with different cameras and the way it works is you have several cameras around you and all those cameras take a photo at once and then a program turns those hundreds of photos into a 3D model basically and that's how we got our 3D scan of myself as well, it's really useful for armour making!

 

It really is, we didn't know it was possible with just your phone, it’s a really useful resource!

 

With a phone you can scan the face but not the whole body, but what you can also do is use a program, I think it’s called Armorsmith, and there they have the general shape of a human body and then you can add measurements of yourself and it scales the body to your own sizes and you can get quite close to a scan of yourself! With just the app, it's really nice for helmets and masks, and it's really easy to use!

 

We also had some questions for you about photoshoots because we noticed you do photoshooting outside, or do you prefer photographing in a studio? You also include your doggies Zelda and Midna a lot in your photoshoots! They are so cute!

 

I never thought about that! I prefer as little effort as possible into the photoshoots because I love crafting, but I don't like wearing costumes, I don't like it! I love to build the things over weeks and months but the photoshoot and wearing the costumes is just a necessary thing, the final last thing! The photoshoot is like ripping off a plaster, it needs to be fast, it's painful but it needs to be done and so I prefer to do my photoshoots inside because then I don't need to pack the costume, I don't need to make sure it fits into the car, it's far easier but, if you're doing the photoshoot inside it's more boring and you don't have a lot of choices between photos and Benni spends a lot of time editing those photos because you then have to create a fake background and everything so he doesn't like it, he prefers to go to a location and now that we're in Madeira we have to check all the photoshoot locations and there are so many cool places here and especially Zelda and Midna also enjoy to be there and we can do some cute videos as well!

For the Apex costume we did it inside because I only had half a costume! I bought a cat girl suit at Ibersino, a really cheap one for 15€ because I needed a black bodysuit and it was so bad but it did the job. I was literally just standing there because I couldn't see anything from the mask because of the lights and it wasn't a full costume, it was just half of it so we did it inside, but usually we go outside.

But, however, originally we had a problem! We started doing it because in Germany you cannot do photoshoots in Winter because it's freezing cold and for one of my older costumes, an armour bikini, I had barely anything on me, and we couldn't do the shoot outside especially because the location we needed was a desert and I know a place that looks desert like in Germany but we had to drive four hours and I had to freeze to death at 5ºC or 0ºC just wearing an armour bikini, so we did it digitally but if it works we are doing it on location, yeah.

 

At least in Madeira you will have no chance of freezing to death while photoshooting in Winter!

 

Yeah, and it's actually really nice to also do some photoshoots in Winter and go outside, it’s just perfect, Madeira is just so good!

 

 

On the topic of Madeira, we really hope you're enjoying your life there! How stressful was it to move your entire workshop over there, were you afraid something was going to break?


Yeah sure, we moved only with the tools and props! I'm actually really good at packing I have to say, because of Cosplay I'm really really good at packing and sometimes I build props so I can separate them. For Benni it didn't make sense because he said: "You'll never travel with them, why do you want to separate them, it doesn't make sense." but I always felt like one day I would have to separate them, so most of my props can be separated into smaller pieces and that's why it was also easier to travel with them and I used so much bubble wrap, like so so much bubble wrap and luckily nothing broke but yes it was really stressful because you pack everything really carefully and make sure everything is fine but the people who are taking the boxes, are running around with them against walls or getting stuck somewhere...it was a very emotional day when all our stuff was picked up because it was just suddenly gone, my last twenty years were gone in the hands of some strangers and I had to trust them and it especially hurt because sometimes containers are falling down and out of 10.000 containers 46 are falling into the ocean so, you know? Omg!

 

And once the boxes are gone, you don't know how they are throwing them inside the containers, it's very stressful! Even when you sometimes have to pack your suitcase to go to a convention and you see your bags going away and you have no idea how they will be handled!

 

And these were like twenty years of my whole Cosplay life! Everything I crafted was in these boxes so it was so scary but I don’t regret the move and it's so amazing to be here in Portugal! Everyone is so sweet and nice, and everyone speaks english so that's great! I’m still trying to learn Portuguese: "Eu não falo português." right?


Yes, that’s correct!

 

I'm trying, but the problem is I'm learning with Duolingo, and it offers only Brazilian Portuguese. Even with this, for me it's still the best way to learn because then at least I can read, I can listen a little bit, so we're trying our best, but it's so nice, the weather is so nice, the food is so good, the people are so nice and the best is, that I didn't know, there is no leash enforcement on the island so Zelda and Midna can walk around freely and they are really happy here, they love the beach, I love just sitting there at the beach, just watching the waves and the sunset, it's so nice. The apartment is so nice and I'm so happy, just really really happy and I'm so excited for Iberanime this weekend!

 

 

(The interview was done before Iberanime Opo, which happened on the 14/15th October)

 

We're really excited to have you here it was very exciting for all the portuguese community to get to know you and to know that you chose Portugal to be your country of residence!

 

I haven’t been to Iberanime since 2011, it was actually my very first international convention!

 

Some of us still remember and we're excited to have you come back! From 2011 to now the community has grown so much, there are so many new people that Cosplay and are in the community especially after the pandemic, so it’s great that you can get to meet them and maybe come to other conventions in the future!

 

I am really excited to be here and be back, especially for the community and meeting new people! We want to meet everyone, talk to everyone!

 

To finish, what is the advice you can give to the portuguese Cosplay Community, especially the new cosplayers?

 

My advice to the portuguese Cosplay community and especially the new cosplayers is, to start small and accept that cosplay is a learning process! It's okay to fail, to cry, to crawl on the ground, as long as you stand up again and try and keep on fighting! Cosplay is a journey and failing is part of the adventure! See it as if it was a game, you start at level one and you just level up, get better, learn new skills, improve your skills, and you get better over time, so don't compare yourself to others who have all those pretty costumes and those beautiful props already with LEDs and armour, because they have only been playing the game for a little bit longer than you and if you keep on playing you will get to that point as well so just have fun and enjoy the journey, enjoy playing the Cosplaying game and there will be never a goal, because an artist is never satisfied with their work, it will never be perfect and if you say you're perfect then you will stop learning and then you won't be good. So accept that you will never be perfect, that you will fail and that's what makes the whole thing beautiful!


Thank you so much, that is amazing advice!

 

We really hope you enjoyed this little conversation we had, especially taking from your busy time because we know you are always working on something!

Thank you so much for being here it was lovely and we hope you had fun during this little bit!

 

Thank you, I had a lot of fun as well! Interview by @manonbluts e @voltypeachy

Edit and transcription by @manonbluts @suchturista @neglectedcos @damiin.cos

Photography by Benni e Svetlana @kamuicosplay



bottom of page