top of page

International Trans Visibility Day

Updated: Mar 31, 2023

Nos últimos anos, a visibilidade e a representação de indivíduos transgénero aumentaram significativamente, principalmente no campo do entretenimento.


Uma área em que isso é particularmente evidente é no mundo da criação de conteúdo, onde indivíduos trans estão a deixar a sua marca como ilustradores, cosplayers e criadores de diversos conteúdos. Esses indivíduos não estão apenas a produzir o seu conteúdo incrível, mas também estão a quebrar estereótipos, desafiando as normas dos papéis tradicionais de gênero.


Nesta entrevista, temos o privilégio e a oportunidade de conversar com vários talentosos criadores de conteúdo trans, que compartilharão um pouco sobre seu trabalho e a sua perspetiva na experiencia de cada um.


Para este pequeno post criámos um espaço no nosso servidor de Discord para cada um falar abertamente da sua experiencia e também contactámos alguns criadores trans, tudo no âmbito do dia internacional da visibilidade trans!


Teremos outros eventos de forma dar spotlight a todo o tipo de criadores! Se gostavas de participar em atividades como esta junta-te á nossa comunidade no Discord! Segue o link! https://discord.gg/mc5VEQETZS





Max / Prince

Ele/dele (he/they)



Hey hey ☆彡

Eu sou o Max, mas também vou por Prince como alcunha!


Sou cosplayer desde 2017 (6 aninhos, a carteira chora) e estudante de artes.

Descobri-me exatamente no mesmo ano que comecei a fazer cosplay pelo contacto direto que este tipo de hobbies tem com a comunidade lgbtq+, e tem sido uma jornada atribulada mas muito divertida e libertadora.


Acho que esse é o melhor lado da arte independentemente da zona específica onde se aplica a mesma (seja roupa, cosplay, fotografia, desenho), é uma maneira de reflexão própria até em pontos da nossa vida que nunca teríamos questionado até entrarmos em contacto com situações fora da nossa zona de conforto e familiaridade. É uma relação única e íntima entre a pessoa que cria e a criação.


Eu tenho bastantes projetos em volta do cosplay, seja para desenvolver as minhas habilidades de costura com cosplays feitos á mão, cosplays com pequenos twists no design “canon” ou usual, mais virado para o meu gosto pessoal, mas como também ideias com original characters focados em estilos de roupa e afins que são “fora da caixa”. Também planeio algum dia parar de ter um massive art block digital e ter uma banca num evento!!



Onde podemos encontrar o teu trabalho? No Instagram, tiktok & ko-fi @caatprince, e o meu trabalho focado em volta de arte @princeofcaats !



Santi (Santiago)

Ele/Dele (He/They)


Heyo!

Sou o Santiago, mais conhecido por Santi, sou artista freelancer e costumo estar presente em Artist Alleys desde há um ano (também faço cosplay muito ocasionalmente quando tenho tempo) ! A minha jornada de come-out tem sido atribulada mas eu tento tirar o melhor que consigo das minhas experiências. Gosto que o meu trabalho ressoe com o máximo de pessoas possível!


Estou agora a desenvolver um projeto pessoal em que o protagonista, para além de ser trans como eu, é também uma carta de amor às estéticas que me ajudaram a encontrar conforto na pessoa que sou hoje em dia Eu costumo dizer que é a coisa mais self-indulgent que eu poderia ter feito e deixa-me incrivelmente feliz por ver o apoio e entusiasmo que está a receber !!!

Onde podemos encontrar o teu trabalho? @santiartos em praticamente todo o lado ! (insta, twitter, tumblr, tiktok, ko-fi, etc.)



Teddy

Quaisquer pronomes (they/he)


Sou ilustrador primariamente, estou estudando design na FBAUP, e tenho cosplay como hobby.

Tenho tentado estar em artist alleys. Ser trans afeta todos os aspetos do meu trabalho e experiência de vida.


Onde podemos encontrar o teu trabalho? No instagram (@tardisgrump_art) e no twitter e tumblr (@tardisgrump)



Paolo/Hiro

Ele/dele (he/him)


Hello!

Sou o Paolo, mais conhecido por Hiro, sou cosplayer desde 2008, sempre usei o cosplay como hobby e porto seguro ajudando-me em vários aspetos da minha vida como a mental health com as minhas ansiedades e crises graves de pânico e também foi uma grande ajuda para me auto conhecer e entender sobre a minha sexualidade e género (apesar de desde pequeno que sempre o soube).

Pessoalmente em relação à minha transição, está difícil (devido a estar closeted para alguns familiares), mas com o apoio dos meus amigos e alguns familiares faz com que tudo melhore mesmo que a situação não seja a melhor (por enquanto).


Desde o fim do ano passado que tenho desenvolvido o interesse em criar arte, por isso quem sabe se no futuro me juntarei aos vários artistas espetaculares que temos na comunidade.


Onde podemos encontrar o teu trabalho? @xhirocos (tanto como insta, Twitter e tiktok)




Daze

Ele/dele (He/They)


Entender a minha identidade de género tem sido toda uma jornada que ainda não chegou ao fim. Sou cosplayer desde 2018, mas fiz um hiatus até ao final de 2021. Agora estou de volta. O cosplay foi algo fundamental para me ajudar a entender quem sou e como me identifico.

Esta ligação começou quando fiz cosplay do Yurio de Yuri on Ice que foi o meu primeiro cosplay de um personagem masculino. Senti-me extremamente confortável no personagem.

Perceber quem realmente sou levou o seu tempo tendo passado por etapas de grande confusão em busca de respostas para as questões de identidade de género, orientação sexual, entre outras. O cosplay sempre funcionou quase como um refúgio, uma vez que opto maioritariamente por fazer cosplays de personagens masculinos. Estes ajudam-me a ver-me a mim próprio de uma maneira que corresponde a como me sinto. É algo que me traz conforto e me ajuda a conectar com quem realmente sou.


Onde podemos encontrar o teu trabalho? @neglected.cos no Instagram e @Neglected_Daze no Twitter!



Artur

Ele/dele


Hello!

O meu nome é Artur e uso os pronomes ele/dele. Sendo um rapaz trans e menor de idade é muito complicado fora da internet por causa do preconceito constante, algo que estou sempre a pensar é “Será que sou mesmo transmasc?” Pessoas da comunidade LGBT entendem muito bem o quão complicado é para descobrir a sua sexualidade e género! Eu acho que a comunidade cosplayer é acessível com as pessoas LGBT, mas, claro, infelizmente existem exceções.


Espero poder continuar a crescer na comunidade de cosplay e ser uma inspiração para outros cosplayers e ajudar adolescentes que se sentem confusos sobre a sua sexualidade/género.

Todos os dias esforço me para melhorar os meus cosplays e adoro conhecer pessoas novas, como disse anteriormente estou disposto a ajudar qualquer adolescente com dificuldades com a sua sexualidade/género ou com cosplay tips (mesmo sendo newbie).

Onde podemos encontrar o teu trabalho? No tiktok e no Instagram (@artuurcos).



Berniee

Quaisquer pronomes (they/them)


Até chegar a hoje foi uma longa jornada. Dei come out pela primeira vez em 2020 como pansexual, sentia que andava muitos anos em denial porque sentia o mesmo tipo de atração por toda a gente, não só mulheres. Foi um grande passo para mim em termos de self-discovery, mas esta jornada estava longe de acabar.

Comecei também a pensar na minha identidade de género, e como não me interessava como eu me via ou como os outros me vêm. Em 2022 dei come out como non-binary e comecei a querer ser tratado por todos os pronomes, o que me deixou bastante feliz porque foi mais uma descoberta e mais uma maneira de estar feliz comigo mesma.


Um pequeno aparte porque muitos não sabem, eu faço música, e em algumas que falo de tópicos de amor ou tópicos desse género, tento sempre evitar o uso de pronomes específicos, porque quero que as minhas músicas se apliquem a toda a gente.


De resto, apesar de já ter descoberto muito sobre mim, sinto que ainda vou só no começo e sinto um grande entusiasmo em saber mais!


Onde podemos encontrar o teu trabalho? Podem encontrar o meu trabalho como cosplayer no Twitter e Instagram @bernieecosplay, já o meu trabalho como músico, podem encontrar neste canal de YouTube: https://youtube.com/@Bernieelmao



Kevin

Ele/delu

A minha jornada enquanto pessoa Trans foi uma montanha-russa por estar num espaço não seguro. Já sabia que era trans antes de começar a fazer cosplay em 2017. Foi sempre um pouco difícil defender-me das pessoas por não conseguirem respeitar-me por ser mais introvertido, evito que seja uma inconveniência apesar de saber que não o é, e que como pessoa mereço ser respeitado.


Juntar-me a comunidade de cosplay e arte foi algo que me ajudou imenso a conhecer outras pessoas trans e partilhar experiências e dicas em quase tudo. Apesar de às vezes ainda ter medo pela minha segurança na rua de certa forma não me sinto tão isolado como antigamente. Uma coisa que nunca pensei foi inspirar outras pessoas trans a fazer cosplay e adotar e ajudar em tudo. No final do dia nunca me arrependo das minhas escolhas enquanto criador de conteúdo pois tenho sempre cuidado e ajudo qualquer pessoa que peça ajuda.


O mais importante no final do dia é estarmos bem conosco próprios e ficar próximo de quem nos respeita e ama incondicionalmente.


Onde podemos encontrar o teu trabalho? O meu trabalho pode ser encontrado nas seguintes redes sociais: @trashken.cos e @kc_drawns (instagram), ou no seguinte link do Redbubble:



Evan

Ele/dele (he/him)


Como content creator de maioritariamente cosplay há 7 anos, ser trans sempre fez parte do meu trabalho porque é parte de quem eu sou, o cosplay em si ajudou-me a explorar e a ficar mais à vontade com a minha identidade de gênero ao permitir que me apresenta-se mais "masc" desde cedo e que pudesse ter uma “desculpa” para comprar o meu primeiro binder!


O facto de poder brincar com diferente maquilhagem para personagens masculinas também me ajudou fora de cosplay a ficar mais confiante na forma que me apresento como homem transgénero! Hoje em dia, 7 anos depois, ainda valorizo imenso esta forma de arte que me permite trazer personagens que gosto à vida e explorar a representação estética destas!


Onde podemos encontrar o teu trabalho? Instagram: @sqxhevan ou @dreamjixian



Volty

Ela/dela (She/her)


Hayoo!


Sou a Volty, sou atriz e comecei esta aventura do cosplay muito recentemente e tenho estado a explorar desde sempre!


Tudo isto ajudou imenso a chegar á conclusão do meu género, a aceitar-me a mim mesma e mal posso esperar para explorar cada vez mais esta forma de arte e de expressão.


Ser trans ainda é uma "conclusão" recente e sinceramente não podia estar mais feliz. Finalmente saber quem eu sou e começar o progresso de aceitação pessoal tem sido honestamente incrível e mal posso esperar para vos oferecer todos os tipos de cosplay e inspirar as pessoas a começar coisas novas sem medo de falhar!


Espero que me acompanhem nesta viagem!


Onde podemos encontrar o teu trabalho? @/voltypeachy no instagram e twitter




Texto e Edição por @damiin.cos

Agradecimentos Especiais (fotografias e texto) a @voltypeachy @sqxhevan @bernieecosplay @artuurcos @neglected.cos @xhirocos @tardisgrump @santiartos @caatprince







Comments


bottom of page