top of page

CON'NECT with Tami

Hoje tivemos o prazer de conhecer a Tami, cosplayer POC (Person Of Color) e co-criadora da página Melaninplay (@m3laninplay) ! Ficámos a conhecer todo o processo criativo da Tami, todos os obstáculos que ultrapassou enquanto cosplayer POC e que conselhos nos dá!


A conta MelaninPlay é um safe place para cosplayers POC que procura dar feature e highlight a essa mesma comunidade!


Tami de Moana (Moana) fotografia por @lens_flare_cosphoto


Antes de começarmos queremos agradecer-te por teres aceite o convite! É um prazer enorme estar aqui a falar contigo!


Ora essa! Eu é que agradeço por me terem escolhido para falar do meu percurso.


Primeiramente gostaríamos de perguntar quais são os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a entrevista?


Os meus pronomes são ela/dela e podem tratar-me por esses mesmos pronomes ou mesmo apenas Tami. Obrigada por terem esse cuidado!


O que te levou a começar este hobby?


Eu sempre gostei de anime desde miúda. Mas vivi fora de Portugal durante a maior parte da minha vida, pelo que apenas descobri o Cosplay uns anos antes de me mudar de novo para Portugal. Lembro-me de ter visto o anúncio do Iberanime no Panda Biggs e imediatamente decidir que iria participar na edição do ano em que voltasse a Portugal.

E foi assim que comecei!


Então assim que chegaste a Portugal entraste logo para o mundo do Cosplay?


Exatamente!

Coragem não me faltou!


Tami de Ayano Aishi (Yandere Simulator) Fotografia por @shadowshaper

Sendo assim calculamos que onde vivias não havia eventos de Anime recorrentes?


Não. Eu morei no Sal em Cabo Verde e na verdade, mesmo os otakus eram muito raros na altura (agora nem tanto). A única coisa mais próxima de um evento em que te podias vestir de qualquer coisa era mesmo só os eventos de escola no Carnaval.


Sabes se agora existe comunidade de Cosplay por lá?


A única pessoa externa a mim que sei que fazia Cosplay e também veio de Cabo Verde é a Cosplayer Nekoniicos que atualmente também vive cá. Mas tirando ela, não me parece que haja...


Vimos na vossa página @melaninplay que já estás presente na comunidade de Cosplay desde 2017, mas só recentemente é que criaste uma conta tua de Cosplay! O que te levou a essa decisão?


Correto! Já faço Cosplay desde 2015 na verdade, e até criei uma página em 2017, mas foi no Facebook. Entretanto, veio a pandemia e deixei de fazer Cosplay.

Mas honestamente, já me sentia “burned out” do perfeccionismo e outras questões da comunidade. Senti que precisava de uma pausa que acabou por coincidir com a pandemia.

No entanto, no ano passado, decidi que iria voltar ao Cosplay.

Também sinto que amadureci em várias questões e encaro-o mesmo apenas como um hobby em que o objetivo é divertir-me!

Relativamente à nova página do Instagram, numa viagem de nostalgia pelas minhas fotos de Cosplay, senti que não tinha partilhado suficiente da minha arte e já que iria recomeçar, fazia sentido criar uma nova!


Ainda bem que conseguiste recuperar o teu gosto pelo Cosplay e fazer o que te deixa feliz!


Sim, é uma coisa que nos deve trazer alegria! Quem diz Cosplay, diz outras coisas. Se começa a ser negativo, é sempre bom apanhar um ar novo e quando (e se) a nossa saúde mental nos permitir, voltar!


Nestes anos de Cosplay, qual foi o Cosplay que mais gostaste de fazer?


Definitivamente a Isabela Madrigal! Sendo a mais velha, identifico-me imenso com ela e o Cosplay para mim foi o que ficou mais bonito de todos.

A reação das pessoas e principalmente dos miúdos também foi muito adorável! Acho que se tivesse visto alguém durante a minha infância vestida de “Sailor Moon”, não quereria voltar para os meus pais!



Tami de Isabela Madrigal (Encanto) Fotografia por @nunophotogomes


Esse cosplay já foi depois da tua pausa?


Sim, usei-o recentemente na ComicCon de 2022 e no Iberanime deste ano!


Falando sobre o projeto @MelaninPlay que tens juntamente com a cosplayer @kurokitty. Em que consiste?


A página consiste em construir um lugar seguro para todos os Cosplayers POC de Portugal. Isto, porque até recentemente, havia pouca divulgação destes mesmos nos média da comunidade (falamos também por experiência própria).

E foi daí que nos surgiu essa ideia. Queremos dar essa exposição aos nossos Cosplayers POC que também se esforçam muito para encarnarem as suas personagens, e assim, construir um portfólio destes igualmente talentosos Cosplayers.


Pegando no Cosplay criado por POC, já alguma fez recebeste algum tipo de discriminação por isso?


Diria que sim, já recebi algum hate no passado por tocar em assuntos sensíveis aos POC no Cosplay, nomeadamente sobre a questão do black/brownface.

A minha experiência enquanto Cosplayer POC que falou sobre este assunto foi muito invalidada.

Pessoalmente, sinto que nestes temas, devemos procurar perceber o porquê das reações negativas da comunidade em questão (POC) invés de as condenar pela forma como se sentem. E não foi bem o que aconteceu.

Mas acredito que as coisas tenham mudado ou que estejam no processo de mudar para melhor. É importante discutir sem oprimir!


Lamentamos imenso que isso tenha acontecido. Como lidaste com a situação na altura?


Sem espiga, faz parte do crescimento!

Na altura, refugiei-me nas pessoas que me ouviram, e que me deram força para batalhar nos comentários dos que se recusavam a ouvir!

Olhando para trás, não me arrependo de me ter manifestado, mas provavelmente não teria dado tanto da minha energia para certas discussões. Isto porque muitas pessoas não estão interessadas em discutir sobre um tema, apenas estão interessadas no drama à volta dele.


Já sentiste dificuldade em fazer algum Cosplay por seres uma Cosplayer POC?


Sinto que não! O L por exemplo é um personagem conhecido por ser extremamente pálido, e provavelmente seria expectável que eu enquanto black Cosplayer sentisse que o meu Cosplay pudesse não ficar tão bem por ter um tom mais escuro. Mas lá está, nunca fui pessoa de pensar assim, e na verdade, tive uma receção fantástica com esse Cosplay!

Acho que os problemas que senti enquanto Cosplayer POC foram mais externos que internos.


Falando sobre adaptações de personagens (como por exemplo o Cosplayer POC que viralizou fazendo um Gojo de tranças). Que tipo de inovações sentes que colocas nos teus Cosplays sendo uma Cosplayer POC?


Recentemente, fiz o Cosplay de Sailor Vénus em conjunto com um grupo de Sailor Moon, e em vez de usar uma peruca loira amarela lisa mais fiel à personagem, optei por usar uma peruca loira que se adequasse melhor ao meu tom de pele e que tivesse caracóis.

Estou a começar a adaptar os meus Cosplays para este tipo de customização, pois acho muito giro! Traz mais um quê de criatividade!


Tami de Murumuru (Mirai Nikki) Fotografia por @shadowshaper


Para terminarmos, gostaríamos de saber projetos que tens futuramente tanto pessoalmente como com o @Melaninplay e que dicas darias a novos Cosplayers POC que queiram entrar agora na comunidade?


Ainda para este ano, vou fazer um duo de Cosplay de Bowsettes (ruiva e loira) com a @cos_kelly_play para a LGW.

Para o próximo, ainda estou a decidir quais, mas esperem ver um genderbend de Miles Morales de certeza!


Relativamente ao MelaninPlay, continuaremos a postar os Cosplayers POC que vamos encontrando ou que nos abordem sobre as submissões.


Para os novos Cosplayers POC, as minhas dicas são: procurem divertir-se nos vossos Cosplays, quer durante a confeção ou nas convenções! Sejam criativos e experimentem incorporar elementos da vossa identidade nas personagens que gostam e tornem-nas vossas! Não tenham medo de fazer Cosplay porque não são 100% iguais às personagens.

Somos humanos, não há forma de alguém ser 100% igual a uma personagem artificialmente concebida, portanto não sejam demasiado duros com vocês próprios!



Tami de Moka (Rosario + Vampire) Fotografia por @shadowshaper


Mais uma vez, muito obrigado por teres aceite o convite, foi uma honra estar a falar contigo este tempinho.


De nada! Foi uma excelente entrevista e continuem o ótimo trabalho que têm feito até agora!


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos e @ Manonbluts

Fotografias Cortesia de @ Tami_Cosplay

Comentários


bottom of page