top of page

CON’NECT with Rotzila

Esta semana estivemos à conversa com Rotzila, ficámos a saber mais sobre como é ser um cosplayer masculino na nossa comunidade e os desafios que enfrenta. Percebemos um pouco mais sobre o seu ponto de vista, o que o inspira e como desenvolve as suas capacidades criativas.

Rotzila de Zhongli (Genshin Impact) Fotografia por IchigoShots

Desde já queremos agradecer por teres aceite o convite! É um prazer enorme podermos estar aqui a falar contigo!


O prazer é todo meu!


Antes de começarmos gostamos sempre de perguntar os pronomes e como a pessoa quer ser tratada.


Por mim, ele/dele! Podem-me chamar Pedro ou Rotzila como preferirem!


Certíssimo! O que te levou a começar a fazer Cosplay?


Foi várias coisas na verdade! Primeiro foi por ter-me começado a dar com pessoas do mundo do Cosplay o que levou a achar bastante interessante a parte dos eventos e a comunidade à sua volta. Depois, foi gostar imenso de um personagem na altura, o Zhongli, que me levou a ter interesse de tentar iniciar Cosplay com ele.


O Zhongli está muito bom! Também gostámos da versão verão que fizeste dele!


Obrigado, foi uma coisa do momento mesmo, o Zhongli para mim irá ser sempre o meu personagem!


Tens uma atenção especial ao detalhe e à maquilhagem, aprendeste sozinho ou tiveste guias?


Obrigado! Acho que maquilhagem dá aquele toque especial à personagem! Fui aprendendo com várias amigas que me foram ensinando alguns truques e também vendo vídeos para personagens específicas.



Rotzila de Zhongli (Genshin Impact) Fotografia por IchigoShots


És tu que a fazes a tua maquilhagem?


Sim! Algumas vezes (das milhares que fiz de Zhongli) foram outras pessoas a fazer o eyeliner só porque tremo bastante. Gosto de testar outras maneiras também!


Dirias que o Zhongli é o teu Cosplay favorito, ou tens outro?


Por enquanto é sem sombra de dúvida o meu favorito sim!


Vimos que começaste a fazer Cosplay no ano passado. Foi nesse anos que te dedicaste mesmo ou já tinhas feito alguns Cosplays antes?


Sim, basicamente só tenho um anito e pouco de Cosplay! Antes disso nunca tinha sequer ido a um evento de Cosplay ou algo do género, foi um mundo novo para mim!


Como foi a sensação de ires para o teu primeiro evento de Cosplay?


O primeiro evento que fui foi a Comiccon de 2021 e tinha só uma peruca e uma camisinha! Estava lá bastante ansioso! Por um lado ainda bem que havia máscaras pois não dava para ver a minha cara de nervoso, mas foi bastante giro e adorei ver a interação das pessoas a pedirem fotos e entre Cosplayers! Isso foi o que me deixou mais interessado e com menos vergonha também!


Que peruca é que levavas?


Foi a de Zhongli mesmo! Só tinha a peruca, o Cosplay ainda não tinha sido comprado.


Rotzila de Jellal (Fairy Tail) Fotografia por p1nt0photos

Acompanhas o trabalho de alguma Cosplayer de perto?

Consegues dizer (se houver) as principais diferenças de um cosplayer masculino para uma cosplayer feminina?


Acompanho de várias até!

Sinceramente as principais diferenças sinto é a disponibilidade de Cosplays masculinos à venda! É raro ir a uma loja e ver umpersonagem à venda (por enquanto só tenho feito personagens masculinos), mesmo que seja de uma anime semi recente!

Isto por causa da venda-procura é compreensível mas às vezes desmotivante não vou mentir!

E a parte da maquilhagem torna-se às vezes tudo igual, por isso é que também gosto do Zhongli, por ter uma maquilhagem diferente que se destaca.

Ah! É a barba... é muito chato estar sempre a tirar a barba! Sem sombra de dúvida a parte mais chata pessoalmente.


Em comparação com Cosplayers femininas achas que há menos, mais ou estão ela por ela? Não em termos de mercado, mas Cosplayers em si.


Na minha opinião há muito mais cosplayers femininas, se bem que no pouco tempo de Cosplay que tenho têm aparecido cada vez mais Cosplayers masculinos!



Já alguma vez te sentiste de parte por seres Cosplayer masculino?


Não, se estiveres a falar da comunidade, nada de parte na verdade, até me elogiam por usar maquilhagem, etc, o que me deixa bastante contente! Apoiam-me bastante!


Já agora, falando em comunidade, quem consideras ser a tua inspiração?


Não considero que tenha alguém como inspiração em específico, mas sim um conjunto de pessoas, principalmente as pessoas mais próximas de mim que são bastante talentosas e me inspiram a fazer melhor e a continuar no Cosplay como hobby.

Sem essas pessoas não estaria a fazer Cosplay porque Cosplay é mais divertido com amigos e poderes divertir-te.


Vi que tens varias collabs com diferentes Cosplayers, há alguma collab futura que esteja a ser planeada (que possa ser revelada)?


Collab em especifico não tenho nada planeado mas o cosplan de grupo que estou mais ansioso é de “One Piece”! Por ser um grupo de amigos é que comprei instantaneamente o Shanks! Cosplays de grupo são sempre entusiasmantes, “One Piece”então, como tem um fandom enorme, ainda melhor!


Rotzila de Omen (Valorant) Fotografia por p1nt0photos



Que projetos tens futuramente e que dicas darias a novos Cosplayers que queiram entrar agora na comunidade?


Agora de futuro os Cosplays que tenho em mente é o Naofumi de “Shield Hero” e Benimaru de “Fire Force”.


Dicas que poderia dar seria para não se sentirem mal como sai logo o Cosplay! O bom do Cosplay é que mesmo que o faças à pressa a primeira vez, podes sempre ir melhorando e vendo essa melhoria tu próprio!

É um trabalho contínuo e vai-se aprendendo ao longo do caminho. E também não tenham medo de perguntar por dicas a pessoas com mais experiência, principalmente onde comprar as coisas para o Cosplay, que pode parecer um inferno ao início.

Não tenham medo, os Cosplayers são muito acolhedores! Se os tratarem com respeito, irão retribuir com respeito também! Amaior parte deles estão sempre prontos a dar uma dica ou outra!



Entrevista: @im.serraocos

Edição: @damiin.cos @manonbluts

Fotografias cortesia de @rotzila



Comments


bottom of page