top of page

CON'NECT with Muffy

Updated: Apr 9, 2023

Tivemos a sorte de ter a oportunidade de falar com a Muffy e aprender mais sobre a sua experiência como cosplayer e propmaker! Ao longo de nossa conversa, investigamos a sua evolução no mundo de cosplay, os seus projetos favoritos e os desafios que enfrentou ao longo do caminho. As percepções e a experiência de Muffy certamente inspirarão qualquer pessoa interessada no mundo do cosplay!



Muffy de Maple (Nekopara) - Photo by IchigoShots


Desde já queremos agradecer-te por teres aceite o convite! É um prazer enorme estar aqui a falar contigo.


Eu é que agradeço pela oportunidade!! Acho a vossa iniciativa fantástica!


Antes de continuarmos perguntamos-te, quais os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a conversa?


Os meus pronomes são Ela/Dela! E podes-me tratar por Muffy!


Primeiramente, o que te levou a começar a fazer cosplay?


Ora bem, a primeira vez que fui exposta ao conceito de cosplay foi mais ou menos depois de ter acabado de ver a primeira temporada de “Attack on Titan” (algures entre 2013, 2014 portanto), e enquanto estava a ver fanarts desse mesmo anime na Internet, apareceram fotos de cosplayers e eu lembro-me de na altura olhar para aquilo e pensar ''Eu quero fazer isto!!'' e depois disso entrei no mundo de cosplay e nunca mais saí.


E começaste a fazer cosplay mais ou menos por volta dessa altura ou muito mais tarde?


Foi por volta dessa altura! Eu quero dizer com certeza que foi em 2014 porque foi o primeiro ano que fui a convenções.


Então começaste a ir a convenções em cosplay em 2014? Ou só ias para ver?


A primeira convenção que fui levei logo um cosplay, que foi a Mikasa Ackerman de “Attack on Titan”, se bem que eu era muito novinha e não tinha grande experiência em fazer ou sequer comprar cosplays então foi algo muito simples e feito com a ajuda da minha mãe.

Acho que até à data não houve uma única convenção em que não fosse de cosplay!



Muffy de Death (Puss In Boots The Last Wish)


Vimos também que fizeste cosplay de Death de “Puss in Boots” à relativamente pouco tempo depois do filme! Alguma vez já fizeste algum cosplay que não gostasses mas fizeste na mesma por "estar na moda" ou sempre fizeste de personagens que realmente conheces e gostas?


Quero dizer que sempre fiz cosplays de personagens que eu genuinamente gostei!

Mesmo que a personagem ou o jogo/anime/serie esteja a receber muito hype no momento e eu olhe e goste dos designs, eu costumo fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre as personagens, jogar os jogos ou ver a série a que as personagens pertencem, para ter a certeza se gosto e quero fazer cosplay delas! Foi o caso com a Evelynn das KDA e a Ganyu de Genshin Impact , que na altura que fiz delas, elas eram bastante populares!

Quanto á pagina de Instagram, eu criei uma conta de cosplay nova em 2021.

Tinha uma conta bem mais antiga antes dessa que tinha bem mais cosplays antigos que fiz, mas preferi começar do zero.


Há sempre uma pesquisa por de trás dos personagens. Nesses casos que referiste da Evelynn e da Ganyu, jogaste ambos os jogos ou leste sobre elas?


Eu jogava LOL á uns anitos e já gostava bastante da Evelynn, da personagem em si e dos designs, porem quando saíram as KDA eu já tinha parado de jogar, quanto à Ganyu eu comecei a jogar Genshin Impact especificamente pela personagem e depois acabei por descobrir mais personagens que gostei de lá.



Há mais alguma personagem de LOL e de Genshin que queiras fazer cosplay?


De momento penso que não, se bem que gostava de refazer o meu cosplay da Ganyu com mais qualidade.


És tu própria que fazes os teus cosplays ou compras/pedes comissão a alguém?


Eu faço um bocadinho de tudo! Tanto compro cosplays online, peço comissões a cosmakers locais, como faço alguns cosplays eu própria.


As props, és tu que as fazes também?


Sim! Eu comecei a aprender a fazer props para os meus cosplays o ano passado com uma grande amiga minha ( kayakawaiia no Instagram!) e já tenho uma mão cheia delas feitas unicamente por mim e sinto-me super orgulhosa disso! Tem sido uma jornada super interessante, mas, sempre que posso, tento pedir comissão de algumas props para dar apoio aos nossos prop-makers!



Prop feita por Muffy (Puss In Boots The Last Wish)


Reparámos também que recentemente meteste "prop commissions" nos highlights da conta da tua loja! Já tinhas feito alguma comissão anteriormente, na altura em que aprendeste prop-making, ou é mesmo uma coisa recente na loja?


É uma coisa mesmo recente! Eu só abri as comissões para props quando senti que tinha confiança suficiente nas minhas habilidades para produzir props para outras pessoas.


Já que estamos a falar sobre a tua loja, como surgiu esta ideia?


Eu criei a minha lojinha em 2020! Tudo começou porque eu tive de fazer umas orelhinhas e uma cauda para o meu cosplay de Maple de “Nekopara”, e achei piada à coisa, então partilhei esse processo nas minhas redes sociais. Depois uma amiga minha pediu-me para lhe fazer umas orelhinhas e cauda também e fui lentamente tendo algumas pessoas a gostarem do meu trabalho e a pedirem-me comissões! Então decidi criar uma pagina própria para isso e aqui estamos!


Prop feita por Muffy (For Gorou - Genshin Impact)


O teu trabalho é fantástico!! A quantidade de sets que já fizeste é impressionante! Qual é o teu set favorito?


Genuinamente não faço ideia de quantos já fiz!

Tenho imensos sets que ADOREI fazer, todos eles são uma experiência nova e sinto que aprendo sempre algo de novo com cada comissão que recebo.

O meu set favorito até ao momento foram estas orelhinhas inspiradas no Diluc de Genshin Impact.


Eu quando digo que gostava de ter ficado com elas para mim, queria mesmo!

Mas ficaram muito bem entregues, e fico super feliz por isso.


Prop feita por Muffy (For Diluc - Genshin Impact)


Consegues-me dizer-nos quais foram os mais difíceis de fazer?


Acho que o set mais desafiante que fiz foram uns cornos inspirados no Zhongli , de Genshin Impact, eu faço imensas coisas de Genshin!

Estes cornos em particular tinham um formato muito único e peculiar, e tive que utilizar materiais que não costumava utilizar com frequência para comissões! Posso até dizer que esse set me impulsionou a querer fazer comissões de props!


Tens alguém em quem te inspiras (tanto no cosplay como em cosmaking)?


No cosplay, uma pessoa que me inspira imenso é a minha amiga Kaya (kayakawaiia ) , ela tem muita experiência e conhecimento vasto em cosplay e eu admiro-a imenso e estou super grata por a ter ao meu lado a ensinar-me!

Também admiro imenso a Tsukimimi e a Geazaki! Ambas fazem orelhinhas e caudas e eu fico pasmada com o trabalho delas, são maravilhosas!


Sabemos que tens collabs com a Kaya!

Qual foi a collab que mais gostaste de fazer?


A de “Devil May Cry” for sure! É o meu jogo favorito e ela ter alinhado em fazer cosplay desse jogo comigo deixou-me super feliz! Temos ainda muitas collabs que vamos fazer no futuro e estou super ansiosa por elas!!


Já agora qual é o teu jogo de “Devil May Cry” favorito?


Eu amo a franchise toda, mas o 3 tem um lugar especial no meu coração.


Muffy de Lady (DevilMayCry 5) - Photo by FlareCosplayPhotography


Para terminarmos a entrevista queríamos perguntar-te se já alguma vez experienciaste algum tipo de discriminação tanto na comunidade como nos eventos?


Eu pessoalmente acho que tive e estou a ter uma experiência maioritariamente positiva com a comunidade e nos eventos a que vou!


As minhas experiências menos positivas não costumam ser diretamente com pessoas da comunidade mas sim eu sentir-me insegura dos meus trabalhos ou cosplays, o que me leva a pensar que às vezes não sou boa o suficiente para as pessoas apoiarem aquilo que faço, mas eu tento sempre lembrar-me que estou rodeada de IMENSA gente que gosta do meu trabalho e me motiva a continuar a fazer cosplay!


Isso ajuda-me imenso a ver as coisas da forma mais positiva.


Que dicas darias a pessoas que passam pelo mesmo e que possam não ter essas pessoas ao redor delas?


Primeiro que tudo, nunca desistam! Se cosplay é algo que vocês genuinamente gostam de fazer, agarrem esse sentimento e usem-no como motivação para continuar, mesmo que tenham um bichinho na vossa cabeça a dizer que não são bons o suficiente ou que não sentem apoio por parte dos outros.


A coisa mais importante do cosplay é que o façam de VOCÊS para VOCÊS! E a partir do momento em que estiverem felizes com vocês próprios e com os vossos cosplays, vão ver que ficarão rodeados de pessoas que também partilham essa energia positiva!!


Muffy foi um enorme prazer estar aqui em conversa contigo, queremos agradecer mais uma vez por teres aceite o nosso convite.


Obrigada eu pela oportunidade! Mais uma vez acho isto uma ideia genial e fico super contente por poder contribuir para o vosso projeto.


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos e @ Manonbluts

Fotografia Cortesia de @ Muffymaycry e @Muffyworkshop



Comments


bottom of page