top of page

CON'NECT with Mona

Desta vez sentámo-nos à conversa com Mona, uma destacada cosplayer com apenas 13 aninhos, para saber da sua experiência ao navegar por uma comunidade feita maioritariamente para adultos.


Ficámos a saber também um pouco de como se relaciona com a comunidade, os seus amigos cosplayers e os desafios que enfrenta por ser menor. Uma conversa que certamente inspirará outros baby cosplayers que se possam sentir perdidos neste mundo.


Mona de Mitsuri Kanroji (Demon Slayer)


Antes de continuarmos queria só perguntar-te os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a conversa


Bom, podem tratar-me por Mona e por ela/dela!


Primeiramente, o que te levou a começar a fazer cosplay?


Bom, eu já desde os 8 anos que gostava de anime, mas houve uma altura, acho que tinha 10 anos, encontrei o canal de uma rapariga chamada "Kleiner Pixel", ela faz tutoriais de maquilhagem de cosplay, e quando me apercebi que podia tornar-me em qualquer personagem de anime/jogos que eu quisesse por um período de tempo, fiquei completamente apaixonada. Acho que foi por causa dela que comecei, e depois mais para a frente as minhas motivações foram a @kitcattycosplay e a @nintendo.grl por exemplo.


Quando eras mais nova costumavas fazer cosplay em carnavais e assim ou era mesmo em eventos?


Não diria que era cosplay, mas tinha um certo amor pelo Carnaval e pelo Halloween, sim! Gostava muito de ter sempre tudo! Peruca, fato, sapatos, acessórios, maquilhagem. O meu primeiro evento foi a Comic Con 2021 e o segundo foi o Iberanime OPO 22 que foi o ultimo evento em que participei, por isso não posso dizer que ía a eventos quando era mais nova!

Vimos que a tua primeira publicação foi em 2021, dirias que começaste a fazer cosplay a sério nessa altura ou quando tinhas 8 anos?


Eu começei a sério aos 11, mesmo depois do meu aniversário. Comprei uma peruca da Mary de Kakegurui para experimentar. Também fiz “closet cosplay” (cosplay de armário) do Dabi quando tinha 10 ainda!


Qual foi o cosplay que mais gostaste de fazer até hoje?


Se tivesse que escolher, muito provavelmente, o da Mitsuri Kanroji de Demon Slayer ou o da Misa Amane de Death Note!


Tens algum cosplay de sonho que queiras fazer agora?


Definitivamente! Os cosplays da Violet Evergarden e da Mona Megistus são os meus cosplays de sonho, de certeza!


Estás a pensar levar algum desses cosplay para um evento próximo?


Sim, sim! O da Mona! Tenho dois projetos grandes para esse cosplay! Já falei de um deles no meu Instagram. Inscrevi-me no meu primeiro concurso de cosplay com a Mona, o Iberanime Kids Contest! Agarrei logo a oportunidade! É quase impossível encontrar concursos em eventos que aceitem pessoas da minha idade! Agora estou à espera da resposta deles! O segundo projeto está para ser revelado!


Queríamos também saber se já foste proibida de fazer certas coisas em relação ao cosplay por seres muito nova? (seja atividades, eventos, etc..)


Já, infelizmente...Tenho 13 anos e ainda não posso participar em nenhum concurso de cosplay, nem se for em grupo e muito menos sozinha. É uma coisa que me incomoda bastante porque acredito que não seja a única cosplayer de Portugal que tenha interesse em participar em concursos de cosplay sem ser tratada como uma criança de 5 anos. As regras do Iberanime Kids Contest são super injustas na minha opinião! Os concorrentes são avaliados à base de aplausos do público, ou seja se aparecer uma criança de 8 anos vestida de Anya vai receber muito mais aplausos por ser fofa do que eu como Mona, que me esforcei para treinar o meu skit. Nesses aspetos a comunidade é super injusta, sim, mas de resto acho que não, nunca me proibiram de mais nada.


Mona de Mikan Tsumiki (Danganronpa)


Já alguma vez levaste algum tipo de discriminação?


Acredito que já! Sempre que tentei fazer amizade com alguns cosplayers maiores de idade, parecia que me ignoravam porque notavam que eu era nova. Muitos cosplayers no Iberanime olharam-me mal quando dizia que tinha 13 anos. O que me frustra mais é a parte dos cosplayers mais velhos! Entendo que não queiram fazer amizade com menores de 14 anos, por exemplo, mas é desmotivante porque a maior parte da comunidade de cosplay de Portugal tem mais de 16. Mesmo assim há cosplayers na comunidade que são próximos meus e aos quais agradeço do fundo do meu coração por terem aparecido na minha vida.


Como lidas com esse tipo de situações?


Foi mais fácil para mim ignorar, porque se essas pessoas se acham melhores por terem mais idade e por terem mais possibilidades, como comprar cosplays, o problema é delas! Estou rodeada de amigos que me ajudam a ser uma cosplayer melhor a cada dia que passa, não preciso desse tipo de pessoas! E esse é também o meu conselho para os cosplayers menores de 14 que sofreram ou sofrem com isso todos os dias, porque parecendo que não, é complicado, mexe muito com a autoestima.


Por falar em estares rodeada de amigos, há alguma pessoa com quem gostavas de fazer collab?


SIM! Adorava fazer collab com a sealily, o lynnkishi, a vesani.cos e a kodzupeach.

Em principio no segundo dia do Iberanime vou de Nezuko em collab com o lynnkishi que vai de Tanjiro. A Lily e o Lynn são as pessoas que mais me têm ajudado até agora e devo lhes um obrigada gigante aos dois e por isso gostava de fazer collab com os dois! A Vesani é minha amiga e gostava de fazer collab com ela também! A kodzupeach é uma das minhas cosplayers favoritas, daí também estar na minha lista de collabs!



Mona de Raiden Shogun (Genshin Impact)



Para finalizar, tendo em conta a tua idade e o tempo há que já fazes cosplay, que concelhos dás aos baby cosplayers que temos na comunidade?


Não ligar aos comentários maldosos, já vi muitos baby cosplayers a desistirem por causa do hate. Também não se comparem a cosplayers que têm mais anos de experiência e principalmente aos adultos! Lembrem-se que os cosplayers adultos e com anos de experiência têm muitas bases e dinheiro, o que não é o caso dos menores. Também não comecem por querer ser os melhores, vão ficar desapontados ao saber que estilizar uma peruca não é só passar uma prancha de esticar o cabelo e sai uma coisa 5 estrelas, tudo no seu devido tempo. Toda a gente aprende tal como eu fui aprendendo. Vão com calma, façam amigos na comunidade, aproveitem ao máximo o que conseguirem dos eventos e se querem levar o cosplay a sério, esforcem-se! E não desistam!


Mona, muito obrigado por este tempo aqui, de verdade!


Eu é que agradeço, muito obrigada pela entrevista!


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos e @ Manonbluts

Fotografias Cortesia de @yo__monaa

Comments


bottom of page