top of page

CON'NECT with Mibi

Esta semana estivemos à conversa com a Mibi, ficámos a saber mais sobre como se tornou cosplayer e como se relaciona com o Cosplay e a comunidade. Percebemos um pouco mais como surgiu o seu convite para estar numa convenção no estrangeiro, as suas experiências e planos futuros.


Mibi de Lucy (CyberPunk) Fotografia por @zec_photo


Desde já queremos agradecer-te por teres aceite o convite! É um prazer enorme estar aqui a entrevistar-te.


O prazer é todo meu, obrigada pela oportunidade!


Antes de continuarmos queríamos perguntar-te sobre os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a conversa.


Ela/Dela e podem tratar-me por Mibi ou Vi.


Primeiramente gostaríamos de saber como começou o teu hobby, o que te levou a começar a fazer Cosplay?


Então, na realidade começou de uma forma muito espontânea! Eu sempre frequentei eventos como o IberAnime e ComicCon e os cosplayers eram a principal atração para mim, a sensação de ver personagens que me eram queridos era inexplicável.

Entretanto fiz amizade com dois Cosplayers que me convenceram e no IberOpo'22 com a ajuda deles decidi experimentar. Era tudo um mundo novo e excitante e adorei cada momento.


Começaste a fazer Cosplay muito recentemente então!

Como te sentes em frequentar os mesmos eventos, mas agora fazendo parte da atração que tanto gostavas?


Sim, é bastante recente!

É fantástico! É gratificante ver as pessoas animadas por me verem em personagens que gostam, a sentirem-se inspiradas pelo meu trabalho e a apoiarem-me para continuar.


O primeiro Cosplay na tua conta é de Yumeko Jabami de “Kakegurui”, foi esse o Cosplay que levaste para a tua estreia nos eventos?


Sim, Yumeko Jabami foi o meu primeiro Cosplay de sempre!


Antes do teu primeiro Cosplay para o Iberanime, já tinhas feito algum 'costest' ou maquilhagem inspirados em alguns personagem?


Não, eu realmente estava a zero de conhecimento sobre o "mundo do Cosplay". Nem sabia o que era 'costest' na altura.

No dia antes do IberOpo'22, fiz um 'costest' completo de Yumeko para ter a certeza que estava tudo bem, e foi a primeira vez que ouvi sequer o termo 'costest'.


Tinhas zero conhecimento mas depois disso nunca mais paraste!


Sim, sou uma pessoa muito ambiciosa e não parei de aprender, recolher informação e claro, melhorar as minhas habilidades!



Mibi de Ahri (League of Legends) Fotografia por @artvira.photo


Com tantos Cosplays e de vários 'fandoms', qual foi o Cosplay que mais gostaste de fazer até hoje e qual o 'fandom' que mais gostas (seja comunidade ou Cosplay)?


Neste momento o top um está renhido entre a Morgana e a Bomb Devil! Não consigo decidir entre eles!

O meu 'fandom' favorito é League of Legends.


Tens algum 'cosplan' para breve de League of Legends? Podes revelar para que evento vai ser?


Tenho sim! Diana, a versão default dela.

De momento ainda não consigo dar a certeza! A armadura é uma comissão a uma cosmaker muito talentosa, Kastivalo, e estou a aguardar que fique pronta. Se tudo correr bem, irei levá-la para a Origin Con.


Continuando neste tópico, há algum Cosplay teu que gostavas que tivesse mais atenção?


Sim, o meu Cosplay de Uta de “One Piece Red”. É uma personagem que adoro, e o wig styling foi intenso! Então gostava que tivesse tido mais atenção!



Mibi de Albedo (Overlord)


Há algum Cosplay que não gostaste de fazer mas mesmo assim usaste para algum evento ou tiraste fotografias?


Há alguns que gosto mais que outros, mas gosto de todos os que fiz!

Se experimento algum e não gosto, não forço, simplesmente não faço.

Quando experimentei a Star Guardian Kai'sa, não gostei de me ver como ela e por isso não avancei.


Com tão pouco tempo de Cosplay foste convidada para um evento fora do país! Como isso aconteceu?


Foi uma experiência surreal!

Eu já queria muito ir a um evento fora do país, e era costume viajar até Manchester para visitar família. Quando soube que ia haver um evento lá, pensei em visitar a família e aproveitar para ver o evento, então entrei em contacto com eles para comprar bilhetes, eles viram o meu perfil, ficaram interessados no meu conteúdo e convidaram-me a fazer parte do evento!


Como foi estar num evento fora do país?


É realmente muito diferente dos nossos eventos cá, até mesmo a comunidade.

Pelo menos no Reino Unido, são todos muito amigáveis, respeitosos e humildes.

Não tive nenhum problema com fotografias sem consentimento, todos fizeram questão de pedir permissão para fotos e para me tocarem no braço, ombro ou cintura para posar para fotos. Perguntaram-me sempre os pronomes e como queria ser tratada antes de interagirem comigo, e mesmo que não soubessem qual era a personagem apreciavam o esforço e trabalho!


Já recebeste algum tipo de discriminação aqui na nossa comunidade?


Não, felizmente ainda não sofri nenhum tipo de discriminação.


Há algum evento de sonho que gostarias de ir?


De sonho? Provavelmente algum evento de Cosplay no Japão!

Um sonho mais alcançável? A Dokomi na Alemanha.


Falando em sonho, quais são os teus Cosplays de sonho?


São dois de corpo inteiro, um EVA de “Neon Genesis Evangelion” e um Animatronic de “Five Nights at Freddy’s”, o Golden Freddy.


Mibi de 2B (Nier Automata)


Para acabar gostaríamos de saber que projetos tens futuramente e que dicas darias a novos Cosplayers que queiram entrar agora na comunidade?


Tenho alguns ‘cosplans’ em mente, algumas sessões fotográficas que quero fazer e várias colaborações!


A melhor dica que posso dar é: façam Cosplay porque realmente gostam e divirtam-se, sejam vocês mesmos e façam tudo ao vosso ritmo!

Qualquer dica ou ajuda que precisem podem mandar mensagem que estou disponível para ajudar!


Agradecemos mais uma vez por teres aceite o nosso convite! Há alguma coisa que nos queiras perguntar?


Quais são os vossos futuros projetos que podem revelar?


Podemos revelar alguns! Estamos com vários eventos/meetings em mente que em breve irão ser revelados na nossa página!


Que incrível! Estou ansiosa!


Esperamos ver-te lá!

Comments


bottom of page