top of page

CON'NECT With Hantzie

Hoje tivémos a oportunidade de estar à conversa com Hantzie! Um cosplayer recentemente ativo na comunidade mas que rapidamente adquiriu um leque de oportunidades e habilidades ao longo de um tempo tão curto! Reconhecido especialmente pelo seu fantástico trabalho em props 3D, caminhámos pelas curiosidades do seu percurso e ficámos a saber muito mais sobre as suas aventuras, desde a sua primeira con e cosplay, aos seus planos futuros e que conselhos nos dá!


Hantzie de Chainsaw Man (Chainsaw Man) (Fotografia por @nunophotogomes)


Gostávamos desde já de te agradecer por teres aceite o nosso convite! É um grande prazer ter a oportunidade de ter esta pequena conversa contigo! Antes de mais, queríamos perguntar quais são os teus pronomes e por que nome preferes ser tratad@?


Obrigado eu por me terem convidado para esta conversa. Fico muito feliz por me terem considerado. Quanto aos pronomes, obrigado por perguntarem. Podem tratar-me por ele/dele.


Sem problemas! Há quanto tempo fazes Cosplay? Conta-nos um pouco sobre o teu percurso e como começaste.


Eu faço Cosplay desde o Iberanime de Lisboa em 2022 (muito recentemente portanto). No entanto, já sigo Cosplayers nacionais e internacionais há muito mais tempo. Por isso, este fascínio já vem de trás. Antes de começar a fazer Cosplay, cheguei a participar numa revista online portuguesa sobre Cosplay, a “Cosmo”, onde participei criando aulas de japonês. Agora falando sobre como comecei. Durante a pandemia, adquiri uma impressora 3D para "brincar" e percebi que podia fazer o que quisesse com isso, então acabei por ganhar alguma experiência com impressão 3D. Mais tarde conheci a minha "sensei" do cosplay, a MissBakemono, que me motivou muito a começar a fazer. Então no início de 2022 tive de escolher um Cosplay simples, em que pudesse criar um prop em impressão 3D e foi daí que surgiu a ideia de fazer Cosplay do "Overhaul". E pronto, em suma foi assim que começou.



Hantzie de Denji (Chainsaw Man) (Fotografia por @wolf_photoart)


Então já tinhas alguns conhecimentos antes de começares mesmo a tua jornada pelo Cosplay! Mais tarde na entrevista vamos fazer-te mais algumas perguntas sobre prop making já que é algo que valorizamos imenso na Con'nect. Conta-nos sobre o teu primeiro Cosplay, um que tenha sido mais desafiante e, finalmente, o teu favorito?


Tal como disse, o meu primeiro Cosplay foi de "Overhaul", do anime My Hero Academia. Escolhi este personagem porque, primeiro gosto dele e do seu visual, segundo, o design da roupa é simples o suficiente para ser feito sem muita experiência e por último, porque tem um prop pequeno que me permitiu experimentar várias técnicas e materiais, das quais não tinha experiência em utilizar.


O Cosplay mais desafiante, foi logo o segundo, o Chainsaw Man. Enquanto que no primeiro Cosplay, o prop era pequeno, neste não posso dizer o mesmo. E foi ainda mais desafiante porque modelei em CAD 3D todo o capacete, serras e acessórios para depois imprimir tudo e fazer o acabamento. Foi praticamente tudo feito do zero. Foi um desafio enorme, logo como segundo Cosplay. Mas o resultado foi melhor do que eu esperava e o pessoal adorou quando eu o levei ao Iberanime do Porto em 2022. Ganhei muitos seguidores no Instagram à custa dele. Sobre o meu Cosplay favorito, podia dizer o Chainsaw Man, se não fosse o facto de ter sido um "inferno" vesti-lo durante um dia inteiro. Fiquei com muitas mazelas no corpo e é por isso que nunca mais o usei. Devido a isso tenho de escolher o Zero do anime “Code Geass”, onde também tive de fazer o capacete, neste caso muito mais simples, mas com os seus desafios particulares. Tal como o desafio de fazer a viseira. Decidi criar uma máquina de termo-vácuo para poder formar a viseira do capacete.


Imaginamos o trabalho que tenha dado, mas no final valeu a pena. Apreciamos todos os esforços dos Cosplayers para conseguirem fazer o seu melhor de forma mais artística! Tens mais algum talento para DIY, maquilhagem, entre outros que queiras mencionar?


Não considero que tenha outros talentos, mas estou a tentar melhorar as minhas habilidades de maquilhagem e costura. Ainda estou muito verdinho nessas duas. Nunca se fica bom numa habilidade logo à partida. É preciso continuar a tentar e a experimentar até ficarmos satisfeitos. E mesmo depois de satisfeitos, é sempre bom melhorar cada vez mais em vez de acomodar. Ultimamente tenho andado a experimentar maquilhagens, devido aos meus Cosplays de Denji, Baji e mais recentemente de Power Genderbend. Às vezes corre bem, outras nem tanto, mas não é por isso que vou desistir. Quero sempre melhorar e aprender. E até tenho recebido várias dicas de Cosplayers mais experientes, o que me tem ajudado muito! Em relação à costura, tenho costurado algumas coisas à mão, devido ao Cosplay que estou a terminar agora. Mas gostaria também de ter ferramentas para melhorar esse aspeto. Gostaria de um dia conseguir fazer um fato todo sozinho!


É sempre bom ter ajuda de Cosplayers mais experientes! Ainda bem que tens o pensamento de querer fazer sempre melhor ao ponto de um dia não precisares mais de ajuda, ou, até mesmo, ajudar aqueles que estão a começar.


Claro! De vez em quando também dou dicas para os props. Gosto de receber ajuda, mas também gosto de dar e ajudar!



Hantzie de Lelouch Lamperouge (Code Geass) (Fotografia por @jhon_shots)


Já falámos um pouco sobre prop making mas ainda temos algumas perguntas. Fala-nos mais um pouco do teu percurso com a impressora 3D, foi difícil de começar a usar? Tiveste a ajuda de alguém mais experiente?


Como disse anteriormente, eu adquiri a minha primeira impressora 3D durante a pandemia. Lembro-me que, no início da pandemia, via notícias sobre haver muita gente a imprimir armações para viseiras para ajudar os hospitais durante essa crise. Fiquei interessado em adquirir uma para poder ajudar nesse esforço, além de que eu, como engenheiro mecânico, tenho todo o interesse em aprender sobre esta tecnologia. Depois de adquirir a impressora, vi muitos vídeos e falei com pessoas experientes para poder usufruir ao máximo da impressora. Fiz algumas coisas para casa, ferramentas, phone holders, etc. Até cheguei a tentar criar uma loja de impressão 3D, mas não funcionou muito bem. Passado algum tempo, a impressão 3D deixou de ser uma novidade para mim e acabei por ficar alguns meses sem fazer nada com ela, até que um dia percebi que poderia usá-la para fazer props. Cheguei a fazer algumas máscaras antes de fazer Cosplay, uma de samurai por exemplo.


A loja de impressão 3D seria algo que voltarias a considerar?


Neste momento não considero fazer isso. Primeiro, porque não considero que tenha tempo para isso. Durante a pandemia, estava desempregado e tinha imenso tempo, mas agora tenho um emprego que me tira muita disponibilidade. Aliás, é frequente virem-me perguntar se faço comissões de props em impressão 3D, e eu recuso logo os pedidos, porque eu não tenho tempo, nem força mental para poder fazer os trabalhos. Sou um procrastinador nato e levo muito tempo a fazer as coisas. Não gosto de deixar as pessoas à espera ou fazer trabalhos medíocres. Prefiro apenas trabalhar para mim.


É bom que tenhas essa ideia e sabes os teus próprios limites enquanto criador, Cosplayer e trabalhador.


Como Cosplayer funciono muito assim também. Sei que procrastino muito, por isso planeio com muito tempo de antecedência para não correr o risco de falhar os meus planos. Por exemplo, neste momento estou a terminar o meu Cosplay de Il Capitano de “Genshin Impact”, mas já comecei a trabalhar nele desde o início do ano.


Tens em mente um dia experimentar outros meios para fazer props?


Sim, gostaria de usar EVA ou outros materiais mais flexíveis e leves. A desvantagem dos materiais usuais da impressão 3D é que são muito duros e pesados, então quando são props grandes, tornam-se muito pesados, como aconteceu com o caso do cosplay de Chainsaw Man. Eu planeio usar EVA num projeto futuro, com certeza! Também gostaria de aprender a eletrónica para poder dar alguma luz aos Cosplays. Mas teria de ser para um Cosplay que exigisse isso e para já ainda não surgiu.


Agora sobre os eventos de anime, qual foi a sensação de levares o teu primeiro Cosplay para uma convenção?


Foi fantástica! Foi a melhor sensação da minha vida! Eu nunca me senti tão reconhecido na vida! Eu sinto-me realmente feliz desde há muitos anos. Isto vindo de alguém que passou anos a viver nas sombras, sem amigos e que passou um mau bocado, de repente ter imensas pessoas a reconhecer-te e a querer tirar fotos contigo, a pedir-te as redes sociais para seguir... Foi uma experiência que mudou literalmente a minha vida para melhor. Fiz imensas amizades e tive finalmente a oportunidade de conhecer Cosplayers que seguia nas redes sociais. Guardarei para sempre essa convenção na minha memória, porque realmente foi um "game changer" na minha vida. Eu sou uma pessoa introvertida desde sempre e de repente tive força e coragem de falar com pessoas que partilham as mesmas paixões que eu. Nunca imaginei ter essa experiência até ali. Mas aconteceu! Foi lá que percebi que era isto que queria fazer até não poder mais! Eu estou aqui para ficar!


Muitas pessoas na comunidade podem com certeza relacionar-se com a tua experiência! Como já foste a ambos os Iberanimes (Lisboa e Porto), queríamos perguntar-te se achas que existe alguma diferença entre os eventos de Cosplay no Norte e os de Lisboa.


Em termos de conteúdo, penso que não haja muita diferença. Já em termos de espaço, o Iberanime do Porto é muito mais espaçoso e "respirável". Se bem que, este ano o Iberanime de Lisboa melhorou muito nesse aspeto. Também o tempo de espera na fila do Iberanime do Porto parece-me ser menor do que em Lisboa. De qualquer maneira, adoro as comunidades de ambas as zonas, tenho amigos da zona de Lisboa como da zona do Porto e adoro estar com eles. São a melhor parte das convenções!

Raramente estou sozinho! E se estiver falo com as pessoas. Não tenho problema nenhum em abordar Cosplayers e admirar os seus fatos!


Reparámos que tens fotos do ECG (European Cosplay Gathering). Tens interesse por concursos de Cosplay? Gostavas de participar em algum concurso desse estilo um dia?


Tenho muito interesse nos concursos de Cosplay! Admiro muito os trabalhos e esforço que os participantes colocam nos seus fatos e skits. Conheço muitos Cosplayers que são competidores frequentes e admiro-os muito! Eu normalmente vou ao backstage falar com eles! Falo regularmente com alguns deles! Participei num concurso pequeno em Cantanhede (em que fiquei em 3º lugar) e é basicamente essa a minha experiência de participação, mas considero que tenho alguma experiência ao ver os concursos. Planeio um dia participar num concurso mais sério tipo ECG, mas para isso quero fazer um projeto totalmente feito por mim. Porque normalmente isso é uma exigência desses concursos. Tenho um projeto para isso, mas ainda não comecei a trabalhar nele. Também tive a experiência de ser júri em 2 concursos pequenos!



Hantzie de Roy Mustang (Fullmetal Alchemist) (Fotografia por @jj_shots)


Agora chegou a parte da entrevista onde vamos falar um pouco sobre temas mais sensíveis (isto dependendo da tua resposta). Queremos apenas partilhar a história de todos os Cosplayers, não importa quem sejam.

Alguma vez sofreste discriminação por parte da comunidade?


Que eu me recorde, não sinto que tenha sofrido qualquer discriminação, felizmente. No entanto, e sob o risco de soar sexista, sinto que o facto de ser homem cis acaba por prejudicar o meu alcance. Não é que isso me afete pessoalmente, até porque sempre fiz isto por diversão e não para ter seguidores ou ser altamente reconhecido. É apenas um pormenor que reparo, mas desvalorizo. Pensando bem, se calhar é melhor assim, as pessoas seguem-me pelo trabalho que faço e não por outras razões. Sinto-me privilegiado por ter tanto reconhecimento em tão pouco tempo. E agradeço imenso os meus seguidores e quem me dá apoio.


Na verdade, era sobre isso que queríamos falar contigo! Como é ser um Cosplayer masculino e se achas que são valorizados de maneira diferente.


No geral, penso que os Cosplayers masculinos são valorizados de maneira diferente, se formos ver apenas o aspeto do género em particular. Mas também acho que cada Cosplayer tem qualidades diferentes que os valorizam, não é só o género. Cabe a cada Cosplayer usar essas qualidades para alavancar a sua exposição e alcance, dependendo do objetivo de cada um.

Como disse anteriormente, sinto essa diferença, mas desvalorizo. É um pouco injusto cingir esta questão apenas no género, quando há imensas variáveis que nos podem prejudicar ou beneficiar. Eu prefiro focar-me no meu trabalho e divertir-me. Gosto de ser positivo e transmitir isso. Acho que a negatividade acaba por afastar as pessoas. Vamos ser honestos, ninguém tem muita paciência para pessoas que estão sempre a ser negativas. Penso que a positividade atrai as pessoas e é benéfico para a saúde mental!


Lembramo-nos de falares sobre a tua “sensei”! Tens mais alguém que te inspire?


Como já disse, a minha “sensei”, MissBakemono é a pessoa que mais admiro no que toca a Cosplay! Não só por me ter colocado neste mundo que é o Cosplay, como pelo seu trabalho! Adoro os fatos dela, os skits e a dedicação dela a este hobby! Para além dela, não quero indicar ninguém em particular, porque conheço tanta gente que me inspira e não quero ser injusto ou esquecer-me de alguém. Conheci tantos Cosplayers fantásticos neste último ano que, para mim parece um sonho. Nunca imaginei conhecer tanta gente tão talentosa, simpática e amigável. Também admiro muito, de forma diferente, quem está a começar e tem a coragem de o fazer. Porque não é fácil começar! Tens de ultrapassar uma barreira, perder a vergonha, sair da zona de conforto. E isso é admirável para mim!


Agora sim, que projetos tens para o futuro?


Neste momento, estou a terminar o Il Capitano de “Genshin Impact” e planeio levá-lo ao Iberanime do Porto (vou fazer parte de um grupo de Fatui Harbingers) e ao Lisboa Games Week. Também tenho outros dois Cosplays mais complexos planeados, sendo um deles o Melfice do JRPG “Grandia II” (provavelmente quase ninguém conhece este, mas não faço os Cosplays por serem populares, neste caso é porque faz parte da minha infância) e o segundo é o Svarog do jogo “Honkai: Star Rail”. Mas infelizmente vou ter de deixar esse para mais tarde e focar-me no primeiro. Cosplays mais simples, neste momento estou a assistir “One Piece” e gostaria de eventualmente fazer Cosplay de um personagem de “One Piece”. E para já é só isso.



Hantzie de Overhaul (My Hero Academia) (Fotografia por @andremaia_photo)


Que dicas podes dar a novos Cosplayers que queiram entrar agora na comunidade? Já deste vários conselhos ao longo da entrevista que vão ser muito bem recebidos na comunidade, mas existe algum que seja a melhor dica que possas dar neste momento?


Eu, como leitor assíduo destas vossas entrevistas, sei que estas dicas já foram dadas imensas vezes. Mas vou repetir na mesma, porque é a verdade e vou ser mais uma voz a confirmar: Comecem com Cosplays simples. Não se metam em Cosplays demasiado complexos, porque, ao começar, vocês não têm noção do tempo que gastam a fazer props ou fatos complexos. Vão sentir-se sobrecarregados e desmotivados com o tempo e trabalho. Escolham um fato simples, comprem até. Não há problema em comprar fatos! Estamos aqui para nos divertir e não para sentir stress. Para isso já basta o stress da vida diária e dos problemas pessoais. Divirtam-se! Conheçam outros Cosplayers, façam amigos, para mais tarde fazerem duos e grupos, etc. E depois no segundo Cosplay, aí sim façam o Chainsaw Man do zero como eu! Estou a brincar! O importante é divertirem-se. Isto é um hobby, não é o vosso part-time!


É um conselho muito bom, Hantzie! Gostámos imenso de falar contigo e sentimos que os nossos leitores vão também adorar e aprender muito contigo!


Também gostei muito da entrevista! Mais uma vez obrigado por me terem convidado a fazer uma convosco! É uma honra para mim! Desejo muito sucesso para o vosso projeto e que continuem a crescer e a mostrar-nos mais Cosplayers incríveis!


E nós desejamos muito sucesso para futuros Cosplays e que continues a ser reconhecido pelo criador incrível que és!


Muito obrigado pelas palavras!


Comments


bottom of page