top of page

CON'NECT with Glin

Updated: Jun 28, 2023


Na entrevista desta semana tivemos o prazer de estar à conversa com a GlinDesign! Como cosplayer vencedora do CWM 2023 no Iberanime Lisboa, tivemos imensa curiosidade conhecer as suas histórias e experiências, e o que nos podia ensinar!


GlinDesign de Elsa (Frozen) Fotografia por async.photo


Desde já gostávamos de agradecer por teres aceite o convite! É um prazer enorme estar aqui a falar contigo!


Ora essa, o prazer é meu!


Antes de continuarmos queríamos perguntar-te os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a conversa.


Bem, podes tratar-me por Glin, ela / dela.

Obrigado por perguntarem!


Primeiramente gostaríamos de saber o que te levou a começar a fazer Cosplay.


Bem, sempre gostei de artes, costura e performance! Desde pequenina que faço roupinhas para as minhas bonecas e para mim, então quando descobri o Cosplay senti-me em casa!

Descobri o hobby através de uma menina que conheci numa espécie de intercâmbio de escolas, e desde então que sou apaixonada por isto.


Então começaste a costurar antes de fazer Cosplay?


Sim! E praticava desenho, pintura, música...


Hoje em dia ainda desenhas/pintas ou focaste-te apenas na confeção de roupas e vestidos?


Faço umas coisas pontualmente, inclusive stickers que ofereço como freebies a quem me faz encomendas de fatos... Gostava de fazer mais mas acabo por dedicar o meu tempo a outras áreas.


Falando em roupas e vestidos, começaste a costurar desde pequenina, como é que isso aconteceu?


Passei grande parte da minha infância na casa da minha avó que era costureira, e sempre a admirei imenso e ao trabalho que fazia! Fui pedindo para ela me ensinar as bases (a enfiar uma agulha, a coser um botão, etc) e assim comecei! Lembro-me de ser bem miúda e fazer um vestido da Flora das “Winx” com restos das peças da minha avó e brincar pela casa com ele!

Ajudava a minha avó ser uma artista super criativa, que me incentivava sempre e empenhava-se imenso em ajudar-me a realizar as minhas ideias!

GlinDesign de Giselle (Disenchanted) Fotografia por async.photo


Então, tecnicamente o teu primeiro Cosplay foi de Flora das Winx!


Sim! Mas estava para aí no 4º ano, não fazia ideia do que me esperava!


Desde que conheceste o hobby através da menina de intercâmbio, sempre fizeste os teus Cosplays?


Sim, porque fazer os fatos é a minha parte favorita! Ocasionalmente fiz alguns com peças de roupa que já tinha no meu armário, mas acabava sempre por alterá-las de alguma forma.


Consideras a tua avó a tua maior inspiração ou tens algum Cosplayer que acompanhas e admiras?


Claro que a minha avó está acima de qualquer outro ser no mundo no que diz respeito a inspiração relacionada com costura, mas admiro vários Cosplayers! Principalmente Costubers! Tenho um respeito enorme por Cosplayers que ensinam e partilham os seus recursos! São incríveis! Acho que devíamos todos partilhar mais uns com os outros, tal como eles fazem! Procuro ser assim e muito graças a eles!

É um sonho meu criar conteúdo em vídeo a ensinar técnicas relacionadas com Cosmaking e Cosplay como eles, mas a falta de tempo não tem facilitado...


Falaste à bocado das “Winx” e muitos dos teus Cosplays são de Princesas, Disney e Comics, de onde veio esse gosto? Da tua infância?


É isso mesmo! São mundos que me fascinam desde miúda, e que vão de encontro à minha estética mais colorida e brilhante! Fazem-me tão feliz!


Pergunta controversa, entre Marvel e DC, qual a fandom que mais gostas?


Filmes da Marvel e Comics da DC! Tipo Hannah Montana, o melhor dos dois mundos!

Da DC amo em particular “Teen Titans” e “Power Girl”! Hilariantes! Adoro!


Quanto às Princesas, há alguma que ainda não fizeste mas gostavas imenso de fazer?


Para mim, as Barbies clássicas! Rapunzel, Genevieve, Anika... Mas é sonho meu fazer para alguém o vestido de baile da Tiana da “Princessa e o Sapo” da Disney.

É incrível poder fazer vestidos para alguém! Enche-me o coração ver os outros felizes com as minhas obras.


GlinDesign de Glinda (Wicked) Fotografia por async.photo


Como é o processo de fazer um fato?


Isso é mesmo muito relativo... Depende realmente do fato...

Começo sempre por pesquisar e desconstruir o fato. Em seguida faço uma pesquisa de materiais e de novas técnicas caso sejam necessárias... E depois: siga!

Pôr mãos à obra! É muito diferente quando é para mim ou para clientes.


Em que aspetos tens mais dificuldades na construção de um fato?


Não sei bem, se querem que vos diga... Mais uma vez depende do projeto...

Mas há algo que eu faço bastante que acho que requer muito de mim no que diz respeito à imaginação e engenho, portanto talvez seja isso mesmo. Tento sempre que os meus fatos sejam económicos, então por vezes tenho de inventar formas "baratas" de fazer uma coisa que normalmente requer muito investimento.

Por exemplo, na Elsa, eu fiz imensos testes para retirar o brilho do veludo branco porque não tinha orçamento para veludo caro (que é mais baço).

Fiz testes com materiais alternativos para tingir tecido sintético de forma permanente, pois a tinta sintética ficava muito cara (e ia ficar mais ainda por ir parar à alfândega)

Acho que é essa a parte do processo que exige mais de mim, mas a partir do momento que chego a uma solução, fico motivada e é só continuar!


Já te aconteceu essas intervenções económicas acabarem por custar muito mais do que era suposto?


Por acaso não, felizmente!

O truque é fazer testes pequeninos!


Continuando no tópico de confeção de Cosplay, queríamos também conversar sobre alguns dos vários concursos de Cosplay (entre eles, ECG, CWM e se não estamos em erro, C4). Podes explicar um pouco em que consiste esses concursos?


Bem, na base, é a oportunidade perfeita para pôr à prova as capacidades de um Cosplayer, não só de construção de fatos como de representação e performance.

No caso desses que mencionaste, para além de teres a oportunidade de ir a palco e deixares os teus amigos orgulhosos, tens também a chance de ir à final internacional e representar a comunidade portuguesa de Cosplay (deixando-a orgulhosa também, espero)!


Tu própria deixaste a nossa comunidade portuguesa toda orgulhosa! Muitos parabéns por teres ganho o CWM!


Muito obrigada! Foi uma felicidade imensa!

Sempre sonhei trazer uma vitória para Portugal!


Consegues descrever por palavras o sentimento que tiveste nesse momento, sobretudo por teres sido a primeira Cosplayer portuguesa a consegui-lo?


Foi louco... Eu nunca tive uma reação tão forte num skit meu, saí do palco e só chorei agarrada à minha melhor amiga a dizer “CORREU BEM ELES GOSTARAM!”

Antes de anunciarem os vencedores eu já estava felicíssima... Mas quando ouvi o público a gritar "Elsa, Elsa, Elsa" desfiz-me completamente... Mesmo que não ganhasse, ali, naquele momento, estava ganho para mim!

Depois disso foi só... Senti-me completa, sabem? Fiz o meu trabalho! Derreti completamente... O meu coração explodiu... E as mensagens que recebi depois foram incríveis!



GlinDesign de Princess Zelda (hyrule Warriors) Fotografia por knachte


Para terminarmos, gostaríamos de saber que projetos tens futuramente (se é que podes revelar) e que dicas darias a novos Cosplayers que queiram entrar agora na comunidade?


Claro que sim! Neste momento estou a trabalhar na Icy (das Trix, Winx) e na Lagoona Blue (Haunt Couture Monster High)!


No que diz respeito a dicas: não tenham medo ou vergonha de pedir ajuda a Cosplayers mais velhos, experimentem muito, e lembrem-se do porquê de vocês terem começado! O importante é divertirem-se, aprenderem coisas novas e fazerem amigos para a vida!


Mais uma vez, gostaríamos de te agradecer por teres aceite o nosso convite, foi muito agradável estar falar contigo este tempinho!


Ora essa, eu é que agradeço!


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos e @ Manonbluts

Fotografias Cortesia de @glindesign

Comments


bottom of page