top of page

CON'NECT with Gazingdope

Hoje tivemos o prazer de falar um pouco com a Gazingdope, cosplayer, mãe e sobrevivente de cancro. Uma pessoa com um percurso admirável! Ficámos a saber mais sobre a sua luta, e como o Cosplay ajudou na sua recuperação. O que a inspira e quem a inspira? E que planos a aguardam no futuro?



Gazingdope e filho - Mulan e Mushu (Mulan) (Fotografia por @nunophotogomes)



Gostávamos desde já de te agradecer por teres aceite o nosso convite! É um grande prazer ter a oportunidade de ter esta pequena conversa contigo! Antes de mais, queríamos perguntar quais são os teus pronomes?


Ela/Dela.


Então, há quanto tempo já fazes Cosplay?


Faço Cosplay desde 2014. Infelizmente parei por uns anos por questões pessoais e voltei em 2019.


E achas que foi complicado voltar a fazer Cosplay depois de teres feito essa pausa? Até mesmo por causa da comunidade?


Para mim não. Eu tento nem me envolver muito nessa questão. Vejo que existem muitas rivalidades e problemas, mas eu quero levar a minha na paz. Sempre houve muita coisa complicada na comunidade, com as redes sociais começou a ficar pior, e então com o TikTok, pior ainda... A comunidade abriu a mais pessoas na altura da pandemia pelo que percebi, devido mesmo ao TikTok. Voltando ao inicio, eu gostei de voltar, mais para bem da minha saúde mental, distrair-me principalmente. Não levo o Cosplay a nível competitivo, mas sim por gosto, hobby e convívio.


Ainda bem que conseguiste voltar! O Cosplay fica realmente mais divertido se não levarmos essas rivalidades para o pessoal mas sim para o lado mais competitivo. Queríamos falar um pouco sobre os Cosplays que tens vindo a fazer! Qual foi o teu primeiro Cosplay?


O meu primeiro Cosplay foi a Temari de Naruto no Anicomics de 2014. Gostava de um dia competir (participar em concursos como o do Iberanime) mas fico muito nervosa. Estou a ver se ganho coragem para o Porto.


Levaste o teu primeiro Cosplay logo para um evento! Muitas pessoas aperfeiçoam e demoram algum tempo a ganhar coragem para levar Cosplay para eventos. Queríamos também saber sobre o Cosplay que fizeste mais recentemente e o que foi mais desafiante para ti (se existir).


O último que fiz foi a Yor Forger versão noiva para o evento da Origincon. Não teve nada de desafiante. Foi a primeira vez que o usei, para um grupo de noivas, com amigas.



Gazingdope de Yor Forger (Spy X Family) (Fotografia por @goen.sh7)


Deve ter sido divertido!


Foi muitoooo!



E então o Cosplay que mais gostaste de fazer?


Adorei criar a minha versão de Hatsune Miku Fallout, mas de usar acho que sem dúvida este último da Yor Forger. Senti-me muito bem!


A versão Fallout da Hatsune Miku ficou muito boa! Acabámos por ver quando estávamos a preparar as perguntas para a entrevista. Leva muita criatividade para criar algo mais diferente do que as pessoas da comunidade estão à espera. Vimos também algumas publicações sobre maquilhagem. Achas que o teu amor pela maquilhagem influenciou o teu amor pelo Cosplay?


Talvez, para completar, nunca tinha pensado nisso.


Perguntamos isto porque muita gente começou pela maquilhagem e depois foi percebendo o que podia fazer mais com esse talento, como também já aconteceu ao contrário de pessoas começarem com Cosplay e depois irem aperfeiçoando a maquilhagem. Já agora, também existe algum interesse em prop making? Num dos teus posts mais antigos, onde estavas a fazer Cosplay da maléfica, usas a "coroa" e o bastão dela que pareciam ter sido feitos à mão.


Sim! Eu tento usar materiais recicláveis quando dá. No início não tinha um orçamento que desse para comprar materiais mais profissionais e resistentes, então é dar asas à imaginação.


Realmente os materiais recicláveis ajudam mais na imaginação/criatividade. Agora, mais por curiosidade, reparámos que publicaste uma foto tua onde estavas na fila para os Ídolos, queríamos saber se foste lá para participar no programa? Tens mais algum talento sem ser para Cosplay e tudo que envolve essa área de arte, que queiras referir?


Aahhhhh! (já nem me lembrava dessa!) Sim, eu fui participar. Eu gosto de cantar, mas agora só quando me sinto mesmo à vontade. Já pensei em criar conteúdo musical, mas tenho deixado para o lado.


Foi bastante corajoso da tua parte ires aos ídolos mostrar o teu talento! Vimos que fizeste vários Cosplays de Lady Gaga, quem sabe um dia consigas fazer conteúdo musical e ligá-lo ao Cosplay. Consegues dizer-nos como difere fazer Cosplay de uma pessoa real (Lady Gaga) e personagens fictícios? Qual deles preferes?


Por norma faço Cosplays com o quais me consigo identificar com a personagem. A Gaga foi por diversão, não se costuma ver muitos Cosplays ligados ao mundo da música, então fui numa de "ave rara".



Cosplay é tudo, não só personagens fictícios! É bom ver algo mais fora da caixa! Tens algo ou alguém que te inspire tanto a nível de Cosplay, como a nível geral?


A nível de craft (quem me dera!) adoro as aptidões da Kamuicosplay, ela que se mudou para a nossa linda Ilha da Madeira. Não costumo ter inspiração noutros Cosplayers, mas admiro muito a determinação, trabalho e coragem de alguns.



Gazingdope de Bunny Bulma (DragonBall) (Fotografia por @nunophotogomes)


Falando de coisas um pouco mais sérias, alguma vez (antes ou depois da tua pausa no Cosplay) sofreste algum tipo de discriminação quando entraste para a comunidade de Cosplay?


Até aos dias de hoje não!


Ainda bem, gostamos sempre de saber sobre este tipo de situação para termos lugar para todos contarem a sua história! Com isto, queríamos perguntar se te sentes confortável em falar sobre o facto de seres sobrevivente de cancro e sobre a tua batalha contra o mesmo. Isto com perguntas relevantes para o Cosplay! Nada de muito pessoal.


Sim.


Como é que o cancro afetou o teu percurso no Cosplay?


No mundo do Cosplay não interferiu.


Achas que o cosplay ajudou ou teve algum impacto positivo na tua recuperação?


Ajudou na parte relativa à saúde mental.


Imaginamos que tenha sido uma distração para o que estava a acontecer. Tens algum conselho para Cosplayers, ou pessoas em geral, que estejam a passar pela batalha contra o cancro?


Sim, sempre. Não só para quem está a passar mas no geral também. Para quem está a passar: É difícil não é? Eu compreendo-te tanto... Confia e agarra-te às pessoas que estão contigo neste momento, elas são as mais preciosas, e sobretudo confia em ti mesmo/a! Ficarás cá para contar a tua história. Noutro aspeto, para quem não está a passar, não neguem a vossa saúde, às vezes "é só uma dor de cabeça e vai passar". Vão ao médico regularmente, fazer exames!



É um conselho muito querido para dar mais coragem a quem está a passar por um momento tão sensível quanto aquele que passaste!


Obrigada.


Obrigada nós por partilhares sobre a tua experiência! Agora, um tema mais positivo, talvez algo que também te ajudou imenso depois da batalha. Queríamos falar um pouco sobre o teu filho e como é que surgiu a ideia de o incluir no Cosplay?


A melhor coisa do mundo e o melhor que me aconteceu na vida. O pequeno "coitado", nasceu e foi logo para a "má vida". Eu e o pai dele conhecemo-nos num evento, é um hobby que gostamos muito os dois, portanto decidimos que incluir o pequeno neste mundo seria uma boa memória de infância para ele. Quando ele for maiorzinho se quiser continuar ou não, nós cá estaremos para o apoiar independentemente da escolha dele.



Gazingdope e filho - Bulma e Trunks (DragonBall) (Fotografia por @andremaia_photo)


Então tornou-se numa espécie de ritual de família. Tantas as infinititas possibilidades e ideias para Cosplay em família! Imagino então que levam o pequeno para convenções? Se sim, como é participar de convenções com uma criança?


Sim! O primeiro evento foi o Iberanime Lx do ano passado, ele tinha 2 meses. Nós ficamos para morrer, ainda mais agora que está mais crescido e temos de correr atrás dele. Mas fora isso é muito divertido! E sim, já fizemos alguns Cosplays de família!


Devem vir mais cansados das convenções mas muito mais felizes do que antes de terem a criança.


É mesmo!


Como é conciliar a vida de Cosplayer com a vida de mãe?


Um bocado complicado, há que ter prioridades. A criança está sempre em primeiro lugar! Se não dá para fazer o que quero agora, fica para a próxima!


E a nível de Cosplay, ter uma criança teve algum impacto?


Depois de ele nascer fiquei um pouco insegura com o meu corpo, muita coisa mudou, mas ter ficado com uma barriguita foi o que me deixou mais desconfortável para usar Cosplays mais descontraídos. Mas ultimamente tenho contrariado isso e estou a aceitar-me. É uma barriguita que gerou amor!



Ainda bem que estás no caminho positivo para a aceitação! Agora para acabar, queria perguntar-te sobre algum projeto futuro que tenhas.


Estou a preparar um Cosplay "surpresa" para o Iberanime do Porto e ainda estou a ponderar se participo em algum concurso.


Parece importante! Esperemos que consigas participar!


Vamos ver como corre.



Gazingdope de 2B (Nier Automata) (Fotografia por @andremaia_photo)


E finalmente, que dicas podes dar a novos Cosplayers que queiram entrar agora na comunidade?


Deixem a vossa criatividade fluir, sejam vocês mesmos sem ligar a julgamentos de terceiros. Busquem conhecimento e inspirem-se no que vos traz felicidade!


É um ótimo conselho para quem quer começar! Queremos agradecer- te mais uma vez por este momento e pela tua disponibilidade. Foi muito especial!


Obrigada! Foi uma honra! Aproveito para agradecer o vosso trabalho. Vejo que vocês partilham muito o trabalho da comunidade não só de Cosplay mas também de vários tipos de artistas. Obrigada por ajudarem quem cria conteúdo criativo a chegar a mais pessoas!


Entrevista por @neglected.cos e @noras_cosplay

Edição por @manonbluts e @damiin.cos

Fotografias cortesia de @gazingdope



Comments


bottom of page