top of page

CON'NECT with Ana Costa

Updated: May 6, 2023

Esta semana estivemos à conversa com a Ana Costa, uma cosplayer que está nesta comunidade desde 2013! Tivemos o prazer de falar com ela sobre a sua experiência no mundo de cosplay, que obstáculos encontrou por ser uma cosplayer Plus Size, os tipos de cosplay que faz, as suas inspirações, dicas para cosplayers mais novos e que projetos tem planeados para o futuro!



Ana Costa de Anna (Frozen) e Fotografia por ichigo_shots


Desde já gostávamos de te agradecer por teres aceite o nosso convite! É um prazer enorme estar aqui a falar contigo.


Obrigado eu pela oportunidade, realmente fiquei muito feliz.


Antes de continuarmos queríamos só perguntar-te os teus pronomes e como é que preferes ser tratad@ durante a conversa.


Por Ana, ela/dela.


Primeiramente, o que te levou a começar a fazer cosplay?


Eu sempre vi anime, mesmo sem saber o que era anime ao certo. Na minha infância foi incrível acompanhar Sailor Moon no “Batatoon” e Dragon Ball. Bem mais tarde com Naruto. Em 2010 escrevia fanfics em sites e foi aí que me comecei a aperceber do mundo do anime. Então em 2013 vi um concurso de bilhetes para o Iberanime LX, onde conheci a Eliana Ferreira (cosplayer) que me ensinou os básicos do Cosplay.


Até hoje ainda a chamo de “senpai” por causa disso. Se conheci e comecei foi graças a ela que despertou o meu bichinho. O engraçado foi que na época disse que só faria Cosplay aquela vez para o Iberanime e nunca mais... ainda estou cá hoje a fazer!


Como a tua primeira publicação foi em 2013 dedicaste-te ao mundo do Cosplay nessa altura ou fizeste algum costest antes disso?

O meu primeiro Cosplay foi de Hinata de Naruto para o Iberanime Lx 2013. Foi o meu primeiro contacto com Cosplay. Para terem noção foi no evento que cortei a franja da peruca por pura inexperiência. Podia ter feito antes em casa, mas nem a peruca sabia ao certo como colocar!


Ana Costa de Tanjiro Kamado (Demon Slayer) e Fotografia por vaniacarvalho96


Por teres falado na Eliana Ferreira, dirias que ela é a tua inspiração? Ou tens outros cosplayers como inspiração?


A Eliana será sempre muito especial para mim por me ter dado a mão no princípio. E sem dúvida admiro-a muito. Mas sim admiro muitos cosplayers principalmente portugueses. São quem tenho mais contacto direto e conheço a progressão, como por exemplo a Nakamura Chi, Dora, Glin, Chibicat, Leonardo, Rui Batista, Angélica entre muitos outros!


Sabemos também que és bastante ativa na comunidade, qual é a tua perspetiva do estado atual da comunidade de Cosplay?


Sinto que desde a pandemia talvez por causa do Tik Tok , a nossa comunidade cresceu imenso. Eu lembro-me que nos eventos em 2019 conhecia a maioria dos cosplayers da zona do Porto e atualmente não conheço nem um terço. Mas sem dúvida que isso é muito bom sinal, que estamos a crescer muito e a divulgar mais a nossa arte do Cosplay.


Mais marcas contactam cosplayers para trabalhos e divulgações. Sem dúvida as coisas então a evoluir!



Ana Costa de Freddy Mercury (Queen) e Fotografia por Nuno Gomes



Achas que a comunidade está melhor ou pior agora?


Sendo sincera não sinto grande diferença, sempre existiram polémicas na comunidade. Temos coisas boas e coisas más, como todas as comunidades. Uma coisa boa é que desde a pandemia tem-se feito cada vez mais meets diferentes para tentar conviver e conhecer as pessoas . E em concursos de uma forma geral, apesar da pressão, as pessoa ajudam-se mutuamente. Então, apesar de podermos ter problemas com a comunidade de vez em quando, também existem muitas coisas positivas!


Já que referiste as polémicas, poderias contar-nos se já recebeste algum tipo de discriminação dentro e fora da comunidade de Cosplay?


Sim, já senti descriminação no caso, por ser plus size. Tanto online, como hate no Tik Tok (comentários depressivos sobre o meu corpo) por ser gordinha, como também nos primeiros anos sentia uma relutância de alguns fotógrafos em tirarem fotos comigo, enquanto amigas minhas da mesma temática tiravam, eu ficava no canto, digamos. Atualmente em eventos já não sinto tanto isso . Talvez porque se esteja a perder mais o preconceito com o corpo plus size no Cosplay.


Como lidaste com essa experiência?


No início fiquei triste, porque ninguém quer sentir-se diferenciado e mais por características físicas. Agora, por exemplo online, simplesmente bloqueio esses comentários maldosos. Não quero perder tempo com comentários destrutivos. Comecei a tentar trabalhar mais a minha auto-estima para não me ir abaixo com experiências desse género.


Já sentiste que foste injustiçada ou posta de parte em concursos e outros tipos de participações por seres uma cosplayer plus size?


Em concurso felizmente nunca aconteceu nada desse género. Sempre fui avaliada como igual!



Ana Costa de Quim Barreiros e Fotografia por Nuno Gomes


Falando em concursos e aliviando um pouco o clima, os teus cosplays fora da caixa são sempre espetaculares! Como surgiu a ideia de fazer esse tipo de cosplays como o do Freddy Mercury ou o do Quim Barreiros?


Desde já, muito obrigado! Adoro fazer personagens com uma ponta cómica, como o Rei Julien! São desafiantes tanto em caracterização como representação. O Freddie fiz porque adoro as músicas dos Queen, e senti que aquela versão iria encaixar super comigo. O Quim Barreiros assisti ao vivo numa terrinha cheia de bailes, e desde pequena fui radiada com musica pimba. Uma amiga minha desafiou-me a fazer do Quim Barreiros na brincadeira mas digamos que eu levei a brincadeira a sério e disse que o faria! Quem não gosta do nosso Quim? Ele é um símbolo de Portugal!


Aliás eu nunca tive tantas fotos na minha vida em eventos como foi com o Quim!


Os teus Cosplays são geniais, adoramos as tuas interpretações! Também já tivemos oportunidade de ver uma das tuas atuações e adorámos! Sempre gostaste de atuar ou começou só com o Cosplay?


Representação só comecei mesmo com o Cosplay, nunca tive experiências anteriores, tirando dancinhas da escolinha. Parecendo que não já é uma ajuda para subir ao palco!


Foste recentemente anunciada como jurada do Famalicão Extreme Gaming, como te sentiste quando foste convidada para ser parte dos jurados?


Fiquei muito feliz pela oportunidade, apesar de saber que também exige muita responsabilidade. Eu sou uma pessoa que prefere participar, mas não quis perder esta experiência!


Vimos também que fizeste uma colaboração com a Koka Portugal? Como foi e como te sentiste?


Fiquei muito feliz com o convite da Koka Portugal para experimentar os produtos! Fizemos um vídeo em colaboração e eles deixaram-me à vontade para usar a minha criatividade! Naruto encaixa bastante com a temática então foi uma boa combinação!


Falando em colaborações, há alguma collab que gostavas imenso de fazer seja nacional ou internacional?


Marcas não tenho nada em mente. Qualquer convite eu aceito depois de avaliar os termos. Collab com cosplayers, gostaria fazer com a Angélica , Chibicat, Dora e de voltar a fazer com a Eliana Ferreira.



Ana Costa de Mei (Overwatch) e Fotografia por Rúben Teles


Para terminar a nossa conversa, queríamos perguntar que projetos tens futuramente e que dicas darias a novos cosplayers que queiram entrar agora na comunidade?


Estou a preparar-me para um concurso internacional futuramente e tenho muitos skits para concursos em mente. Já tenho vários apontados!


Agora, dicas, primeiramente façam Cosplay por diversão , não se deixem afetar pela pressão. Façam Cosplay no vosso ritmo e tempo, começando por algo mais simples, até irem evoluindo. O Cosplay irá trazer-vos muitas coisas boas, amigos que ficam para a vida e experiências novas.

A palavra chave é diversão!


Muito obrigado de coração mais uma vez por teres aceite o nosso convite! Foi um prazer enorme poder ter estado aqui este tempo a falar contigo!


Eu é que agradeço pelo convite a todos da staff! Foi muito divertido e fiquei muito feliz pela oportunidade. O prazer foi meu!


Entrevista por @ Imserrao.cos

Editado por @ Damiin.cos e @ Manonbluts

Fotografias Cortesia de @ana_costa_cosplay

Comments


bottom of page